Bebidas funcionais triplicam consumo em 4 anos
A venda de bebidas funcionais – estimulantes e relaxantes – triplicou entre 2007 e 2010, segundo um estudo da Zenith International feito em cinco países: EUA, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Japão.
O mercado global de bebidas funcionais, que estimulam a concentração e o relaxamento, está avaliado em 521 milhões de dólares (cerca de 379 milhões de euros).
Os consumidores estão cada vez mais atentos a estas bebidas porque os ajudam a lidar com a pressão do dia-a-dia com eficácia e sem recorrer a comprimidos estimulantes, refere o estudo da Zenith.
As bebidas que fomentam a concentração foram concebidas para ajudar a reduzir o stress e aumentar a atenção, já as relaxantes contém ingredientes que facilitam o relaxamento.
Esta categoria emergiu no Japão após o lançamento de uma gama de bebidas enriquecidas com GABA (ácido gamma-aminobutírico), embora actualmente a maior parte das inovações neste segmento esteja concentrada nos EUA.
Vitaminas, minerais, aminoácidos, ervas e hormonas, são alguns dos ingredientes destas bebidas. O estudo estima que este mercado cresça a um ritmo médio de 20% até 2013.