FMCG Marcas

Delta Q recicla 470 mil cápsulas em 2010

Por a 17 de Dezembro de 2010 as 11:53

Mais de 470 mil cápsulas, ou seja 10 toneladas de cápsulas e 12 toneladas de borra de café, foram recicladas pela marca nacional de cápsulas de café, Delta Q, em 2010. Esta recolha foi criada no âmbito do projecto ReThink, que visa o prolongamento do ciclo do café.

“O prazer de tomar um café não tem de acabar em desperdício”.

O projecto ReThink visa potenciar a reciclagem e reutilização do resíduo produzido pelo acto de consumo: a borra do café. Com uma produção anual de 20 mil toneladas de café, e um potencial de borra húmida que corresponde ao dobro deste valor, a Delta explora assim oportunidades de valorização de um resíduo feito recurso, proveniente da sua actividade.

Iniciado em 2009, o ReThink recebeu aval financeiro no valor de 2.000.000€ do QREN (Quadro Nacional de Referência Estratégica) e permitiu à Delta tornar-se a primeira empresa privada nacional a constituir um cluster de inovação. O desafio foi então lançado pelo departamento de I&D da Delta Cafés a sociedades científicas e tecnológicas, nomeadamente o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológico (IBET) e a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Industrial (UNIDEMI), da Universidade Nova de Lisboa.

Em conjunto estão a levar a cabo o estudo da aplicação das borras de café em áreas distintas, nomeadamente a Cosmética, Nutrição, Agricultura, Biomateriais e Energias.

Um dos resultados já obtidos do projecto é a criação de um sistema próprio de reciclagem de cápsulas Delta Q usadas, o seu armazenamento e tratamento na fábrica da Delta Cafés, em Campo Maior. Aqui, as cápsulas são partidas e é feito o processo de separação do plástico e da borra, através do método de decantação, sendo a Delta detentora do primeiro moinho de cápsulas em Portugal. Está ainda a ser desenvolvido pela UNIDEMI um sistema de desencapsulamento que visa a melhor optimização do processo de separação da cápsula da borra de café, permitindo a racionalização energética e de recursos inerentes a esta tarefa.

O plástico das cápsulas é então enviado para parceiros de reciclagem, que incorporam este plástico em equipamentos reciclados de ambiente urbano, como floreiras, caixotes de lixo e espreguiçadeiras.

31 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *