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Consumidores de países emergentes mais predispostos a comprar e promover marcas que suportem boas causas

Por a 15 de Dezembro de 2010 as 10:21

Os cidadãos dos países emergentes (Brasil, Índia, China) têm maior predisposição para apoiar causas sociais do que os consumidores dos países desenvolvidos, apesar de terem níveis de rendimento mais baixos, conclui o Edelman Good Purpose, um estudo internacional que avalia os propósitos sociais das empresas.

O estudo realizado pela Edelman revela ainda que os consumidores na Índia, China, Brasil e México estão mais predispostos a comprar e promover marcas que suportem boas causas, ultrapassando os seus pares nos países mais desenvolvidos.

De resto, na Índia e China, “o compromisso em apoiar boas causas aumentou rápida e dramaticamente desde 2009, com a percentagem de adultos que estão pessoalmente envolvidos no apoio a boas causas a aumentar em 34 pontos percentuais na Índia, para 81%, e 23 ponto percentuais, para 89% na China”, concluiu o estudo. “Quase 8 em cada 10 consumidores no Brasil e México comprariam produtos de empresas que suportam boas causas, em comparação com pouco mais de metade (54%) dos consumidores das maiores economias Ocidentais”.

De referir ainda que, pelo 4º ano consecutivo, em todos os países europeus e da América do Norte que participaram no estudo, “o propósito social é considerado mais importante, no acto da compra, do que o design/inovação ou lealdade à marca, quando a qualidade e preço são semelhantes”.

Apesar da recessão prolongada, dois terços (66%) dos consumidores, a nível global, afirmam que “estão mais predispostos a comprar e recomendar produtos e serviços empresas que apoiem boas causas”. Em contrapartida, mais de um terço dos consumidores afirma que “pode punir uma empresa que não apoie activamente uma boa causa, criticando-a e passando essa mensagem a outros (37%), boicotando a compra, ou partilhando opiniões e experiências negativas (38%). Cerca de metade (46%) não investiria nessa companhia”.

Se, por um lado, o estudo da Edelman salienta que cerca de 40% dos inquiridos com idades entre os 18-24 ajudariam a promover uma marca socialmente responsável promovendo-a no Facebook ou Twitter, por outro, perto de 69% dos consumidores globais acreditam que as empresas estão numa “posição única e poderosa para ter um impacto positivo nas boas causas” – atingindo valores como 80% nos Estados Unidos ou 82% no México.

Finalmente, cerca de 70% dos consumidores globais afirmam que “uma empresa com preços justos que seja socialmente comprometida terá maior probabilidade de fazer negócio do que uma empresa que oferece descontos e não é socialmente responsável” e que, globalmente, a indústria Alimentar lidera o top da lista de indústrias consideradas mais envolvidas em boas causas, virtualmente ligada com os Media e os Prestadores de Serviços de Saúde.

Globalmente, 71% dos consumidores acreditam que projectos que protejam e sustentem o ambiente podem ajudar ao crescimento da economia – atingindo valores superiores no caso da China, México, Índia, Brasil e EUA (87%, 81%, 81%, 79% e 75%, respectivamente).

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