Agenda FMCG Vinhos

1.º Congresso Internacional das Vinhas e Vinhos termina na região dos Verdes

Por a 11 de Outubro de 2010 as 17:48

Depois de passar pelas regiões do Douro e Dão, os dois últimos dias do 1.º Congresso Internacional das Vinhas e Vinhos terão a Casa do Vinho Verde, no Porto e em Ponto de Lima, como local de debate e em que a vinha e o vinho vão ser o tema.

“A vinha como elemento fundamental da paisagem cultural em Portugal”, “O papel do vinho na prevenção de toxinfecções alimentares”, “Certezas e incertezas na (re)construção da memória do Vinho Verde”, “A História da Vinha e do Vinho na Antiguidade do Homo Sapiens Sapiens” e “Paisagens Vitivinícolas e desenvolvimento do Enoturismo na Galiza” são alguns dos temas a debater.

O quarto e último dia do Congresso, dia 16, será passado em Ponte Lima onde, para além de alguns temas importantes – “Vinhos Verdes desde quando?”, “Marcas históricas de uma região”, “Vinhos e vinhas dos Caminhos de Santiago”, “O Turismo Rural Integrado Na Rota do Vinho Verde” – haverá ainda tempo para visitar a Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Entre o painel de convidados para estes dois dias do Congresso destacam-se especialistas e profissionais do sector oriundos de algumas das mais prestigiadas instituições e empresas. É o caso da Universidade do Porto, Universidade de Toledo, Universidade Lusófona do Porto/ISMAI, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade Católica e Flagdate Partnership.

Organizado pela Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho, os principais objectivos deste Congresso são a actualização do conhecimento sobre a História da vinha e do vinho e a análise do contributo da actividade vinhateira para o desenvolvimento sócio-económico num mundo cada vez mais globalizado.

Também os reflexos da produção vitivinícola nas alterações da paisagem serão assuntos abordados, assim como o consumo do vinho nas relações quotidianas e a sua competição com outras bebidas presentes nos hábitos de milhões de pessoas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *