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Retalhistas cumprem promessas ecológicas, mas “podem ir mais longe”

Por a 22 de Setembro de 2010 as 14:14

Um relatório que avalia a consecução dos objectivos voluntários definidos pelos membros do Fórum de Retalhistas Europeu – uma iniciativa da Comissão Europeia e do sector retalhista – mostra que os retalhistas estão a cumprir os seus compromissos. Para além de proporem um maior número de produtos sustentáveis nas prateleiras dos supermercados, os retalhistas registaram igualmente progressos na redução da sua pegada ambiental, prestando especial atenção a medidas relacionadas com a utilização eficiente dos recursos. Porém, considera-se que a comunicação com os consumidores sobre questões de sustentabilidade é uma área que pode ser melhorada, recomendando o relatório a criação de um regime de prémios que recompense as melhores práticas.

Janez Potočnik, membro da Comissão responsável pelo Ambiente, referiu que o presente relatório mostra que “os retalhistas encaram com uma seriedade crescente as suas responsabilidades ambientais”, admitindo mesmo que os retalhistas “estão em condições únicas de influenciar as opções dos clientes e observo com satisfação que a oferta de produtos ecológicos aumenta.”

Desde o lançamento do Fórum de Retalhistas em 2009 que o sector se propôs adoptar uma série de medidas ambientais individuais e específicas que contribuam para o consumo e a produção sustentáveis. A eficiência energética dos edifícios e o aumento das vendas de produtos mais sustentáveis são as áreas de actividade prioritárias para os retalhistas.

Foram assumidos cerca de 280 compromissos ambientais em três categorias: O que vendemos, Como vendemos e Comunicação.

A avaliação da primeira série de compromissos para 2009 revelou muitos exemplos de boas práticas. As visitas feitas a estabelecimentos comerciais nos diversos Estados-Membros mostraram que os retalhistas oferecem mais produtos ecológicos aos seus clientes. Esta oferta inclui gamas alargadas de produtos com o rótulo ecológico e biológicos.

A Comissão Europeia dá exemplo da implementação prática do conceito de sustentabilidade, revelando que “o Carrefour aumentou 83%, em relação a 2006, o número de produtos biológicos com a sua marca, ao passo que a Mercadona alcançou uma taxa de recuperação de 100% para os resíduos de embalagens em estabelecimentos comerciais e centros de distribuição”.

Já a Asda – pertencente ao universo do maior retalhista mundial (Wal-Mart) – “reduziu 40%, em relação aos níveis de 2005, as emissões de CO2 provenientes da frota de transporte e o Lidl obteve uma redução de 10.000 toneladas de CO2 em 2009, simplesmente utilizando sacos de compras feitos a partir de materiais reciclados”.

Embora tivessem sido destacados alguns exemplos de boas práticas de comunicação com os consumidores, o relatório considerou que os retalhistas poderiam ir mais longe neste domínio, recomendando a criação de um regime de prémios que recompense as boas práticas.

De referir que o Fórum de Retalhistas foi lançado em 2009 com o objectivo de facilitar uma melhor compreensão das medidas práticas necessárias para promover o consumo sustentável. A adesão está aberta a todos os retalhistas que se associem ao Programa de Acção em matéria de Ambiente para o Sector Retalhista (REAP) e a organizações da sociedade civil que desejem contribuir para os seus objectivos.

Em Junho, os retalhistas apresentaram um código de conduta ambiental voluntário para o sector. O Código de Sustentabilidade Ambiental para o Sector Retalhista trata do aprovisionamento sustentável de produtos específicos como a madeira ou o peixe, do aumento da eficiência na utilização de recursos nos estabelecimentos comerciais, da optimização do transporte e da distribuição, bem como da melhoria das práticas de gestão dos resíduos e da comunicação com os consumidores. Os signatários comprometem-se a comunicar os progressos alcançados, por exemplo através de um relatório anual sobre as práticas de sustentabilidade das suas empresas. 19 grandes retalhistas e 7 associações de retalhistas já assinaram o código de conduta.

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