Bebidas

Americanos bebem menos cerveja

Por a 6 de Setembro de 2010 as 11:27

De acordo com os dados mais recentes do Beverage Information Group (BIG), publicados no Beer Handbook 2010, o ano de 2009 marcou o terceiro ano consecutivo de quebra na indústria da cerveja norte-americana. Os dados revelam que esta quebra na indústria cervejeira poderá estar directamente relacionada com a diminuição do consumo de cervejas light (produto com menos teor alcoólico), cuja quota de mercado ronda os 52,8% nos EUA e que, em 30 anos apresentou, pela primeira vez, uma variação negativa.

No entanto, houve outros segmentos da indústria que revelam dados diferente no exercício 2009. Enquanto as importações caíram 6,9% para 359,6 milhões de caixas de 2,25 galões (cerca de 8,5 litros), as cervejas ditas gourmet aumentaram 7% no exercício transacto. Os especialistas admitem que esta variação positiva na importação de cervejas mais elaboradas se deve à abundância de sabores e tipos que atraem tanto consumidores jovens como os mais velhos.

A distribuição mais alargada é, também, um factor que tem grande influência no crescimento deste segmento, admitindo-se que a tendência de crescimento iniciado antes da crise económica continuará, apesar da actual conjuntura.

“O crescimento da indústria cervejeira tem registado quebras desde 2006”, adiantou Eric Schmidt, director de comunicação do BIG, ao DrinkMediaWire, concluindo que “existem dados que apontam para que esta tendência de quebra termine em 2010, mas as nossas projecções prevêem uma continuação de quebra a curto prazo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *