Destaque FMCG Vinhos

O ano do rosé no ontrade no Reino Unido

Por a 14 de Julho de 2010 as 16:08

Uma em cada dez garrafas de vinho vendidas nos bares e restaurantes do Reino Unido é de vinho rosé, à medida que a procura e gosto por este tipo de vinho aumenta, mostram os dados da Wine & Spirit Trade Associan (WSTA), adiantando a associação que o rosé ganhou face aos concorrentes tintos e brancos no final do mês e Abril do presente ano.

A WSTA indica que as vendas de vinho rosé aumentaram 18% em volume e 21% em valor nos últimos 12 meses, com estes números a serem divulgados numa conjuntura em que os consumidores britânicos continuam a preferir beber vinho em casa e que “o rosé se estabeleceu definitivamente como uma alternativa credível ao vinhos tintos e brancos no Reino Unido”, diz a associação.

Quanto às vendas de vinho tinto nos restaurantes e bares do Reino Unido, no período em análise, estas registaram uma descida de 4% em volume, tendo estagnado em valor. Já os brancos caíram 7% em volume e 5% em valor, embora mantenham um peso significativo no mercado, ou seja, representam quase metade das vendas de vinho no ontrade.

“Registando-se que os dados mostram uma quebra nas vendas dos outros vinhos nos bares, clubes e restaurantes ao longo do último ano, o forte crescimento do rosé é significativo”, admitiu Jeremy Beadles, CEO da WSTA.

Contudo, o crescimento do rosé tem sido menor no offtrade, com as vendas em volume a aumentarem 2% e cerca de 5% em valor nos últimos 12 meses. Os dados da WSTA indicam que os vinhos rosés representam cerca de 13% das vendas de vinhos no offtrade, em volume.

Os vinhos tintos foram os néctares que melhor performance registaram no último ano, com uma subida de 9% em valor.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *