Destaque Distribuição

Sonae reforça internacionalização com acordo nas Canárias

Por a 5 de Julho de 2010 as 10:46

Depois de no início deste mês ter anunciado a expansão para o Médio Oriente (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egipto, Líbano, Jordânia, Qatar, Kuwait, Cazaquistão e Bareine), através da Sonae SR, com a abertura de 70 lojas até 2014, o grupo liderado por Paulo Azevedo, informou hoje (Segunda-feira), em comunicado, que irá reforçar a sua presença internacional com a abertura de lojas de retalho especializado nas Ilhas Canárias.

Esta estratégia vem no seguimento de um acordo celebrado com o Grupo Numero 1, envolvendo esta expansão as marcas Worten (electrodomésticos e electrónica de consumo), SportZone (equipamento e vestuário desportivo) e Zippy (vestuário de bebé e criança), assumindo novos moldes e enquadrando-se no plano estratégico da Sonae de acelerar a sua internacionalização.

O acordo celebrado com o Grupo Numero 1 prevê a criação de duas joint-ventures, uma para a Worten e outra para a SportZone, “com a Sonae SR a deter 51% dessas companhias e a aproveitar o conhecimento do retalho local e o networking do seu parceiro”, refere o comunicado.

O plano de expansão destas duas joint ventures contempla a abertura de 14 lojas Worten e 14 lojas SportZone nas Ilhas Canárias, até 2014, com a inauguração da primeira loja de cada formato prevista para o 4.º trimestre de 2010. “O investimento necessário deverá ascender 45 milhões de euros e está alinhado com a implementação de uma abordagem capital light para a expansão, sendo os imóveis detidos por terceiros”, salienta a informação prestada pelo grupo Sonae.

A parceria celebrada contempla ainda o franchising da marca Zippy nas Ilhas Canárias ao Grupo Numero 1, ficando este a gerir uma nova sociedade criada nos termos do contrato de franchising celebrado. O plano de expansão desta empresa contempla a abertura de 14 lojas Zippy nas Ilhas Canárias, até 2014, estando prevista a inauguração da primeira loja no 4 º trimestre de 2010.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, refere, no comunicado, que a empresa “está a cumprir com a sua estratégia de crescimento internacional. Estamos particularmente satisfeitos por esta primeira operação ser realizada com um parceiro de forte credibilidade nas ilhas Canárias, coerente com os objectivos delineados para este tipo de operações. A entrada no mercado das Canárias segue novos modelos que pretendemos adoptar na expansão para novos mercados. Estamos abertos a parcerias geradoras de valor acrescentado e que contribuam para o desenvolvimento da nossa estratégia”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *