FMCG Vinhos

DO “DoTejo” é nova denominação de origem dos vinhos da região

Por a 3 de Maio de 2010 as 11:47

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) alterou a denominação de origem dos vinhos da região com o objectivo de reforçar e uniformizar a identidade da marca.

A alteração vem complementar a mudança iniciada com a designação da Indicação Geográfica, de Ribatejo para Tejo.

A sustentar a alteração da denominação de origem, que passa de DOC “Ribatejo” para DO “DoTejo”, está o facto da área geográfica correspondente à tradicional denominação “Ribatejo” se encontrar fortemente conotada com o rio Tejo.

“Os nomes de rios são referências naturais que funcionam bem para designar regiões e em particular regiões produtoras de vinhos, o que justifica a opção de explorar o enorme potencial imagético do nome Tejo, que tem uma grande riqueza associativa, como forma de ancorar a marca”, explica José Pinto Gaspar, Presidente da CVR Tejo.

No âmbito da denominação de origem “DoTejo” são protegidas as denominações das sub-regiões de Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar.


Nova marca

O projecto de lançamento da marca “Vinhos do Tejo” nos mercados nacional e internacional foi alvo de um investimento de 220 mil euros.

Afirmar a nova marca, que serve de chapéu para os vinhos de todos os produtores da região, é o grande objectivo.

O projecto é financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Sistemas de Apoio a Acções Colectivas, no montante de 227.523 mil euros, dos quais 170.642 mil são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *