Destaque Distribuição

Grandes compras são decididas em casa

Por a 21 de Abril de 2010 as 10:29

Os portugueses tomam as grandes decisões de compra em casa, concluiu um estudo conduzido em parceria pela CIN, a APEME e a empresa de comunicação b+.


“A compra de um carro novo, tintas, telemóveis, computadores, artigos alimentares, entre outras, é decidida em casa, regra geral numa conversa de família”, afirma Reinaldo Campos, director de Marketing da CIN.

“Território central para muitas marcas, a casa assume-se cada vez mais como um espaço de afirmação, convívio e de ligação ao exterior”, acrescentou o responsável.

Perceber como é que as pessoas usufruem dos diversos espaços da sua casa e explorar melhor a sua ligação às novas tecnologias (Internet, redes sociais, telemóveis, consolas) e à Televisão, são alguns objectivos deste estudo.

A compra de um carro novo é decidida, em 74% das vezes, em casa; a de um novo telemóvel em 73%; de tecnologia (computador, plasmas) em 77% e as compras do super/hipermercado em 89% das vezes.

A sala tende a ser a divisão mais importante para a decisão de compra (70%), seguida do quarto de casal. Quando a decisão tem a ver com bens alimentares a cozinha assume, naturalmente, o papel primordial.

Os inquiridos assumem que a sua ligação à casa tem aumentado (69%) enquanto 82% afirmam aceder, várias vezes ao dia, à Internet. Quando estão em casa fazem-no, sobretudo, para ver e enviar e-mails para o exterior.

Este estudo revela ainda que as decisões de consumo são polarizadas entre o hiper-racional (bom, barato, funcional) e a procura de pequenos prazeres, pequenos luxos e novas experiências.

A pesquisa, que decorre em quatro vagas anuais, tem como universo indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 26 e os 55 anos, residentes em zonas urbanas e semi-urbanas de Portugal, que habitam em casa própria, recebem visitas com frequência e valorizam os momentos em casa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *