Vitalis e Caramulo são as garrafas mais leves do mercado
A Unicer e a Logoplaste criaram as garrafas mais leves do mercado nacional.
O plano de redução de gramagem abrange os cerca de 145 milhões de garrafas de água lisa das marcas Vitalis e Caramulo que vão ser colocados no mercado em 2010.
A redução do consumo anual de PET, principal matéria-prima das garrafas de água de plástico engarrafadas, está avaliada em 248 toneladas.
Apesar de não divulgar o encaixe financeiro deste projecto, André Jacques, director de marketing do negócio de águas e refrigerantes da Unicer, garante que os benefícios passam para o consumidor final.
“O preço da água engarrafada no canal alimentar é o mesmo há dez anos, se retirarmos o ritmo da inflação. É o investimento que a marca têm feito na optimização das embalagens que permite manter este valor”.
Do ponto de vista da engenharia da embalagem, ou seja a criação e fabrico do molde que dá origem à nova garrafa, o projecto exigiu um investimento de 450 mil euros, sublinha Aurélio Fernandes, director da Área Técnica da Logoplaste. Mas há ainda o montante aplicado à adopção da linha de enchimento às novas características da embalagem.
As actuais garrafas PET apresentam ainda nova imagem e resistência melhorada, apesar da redução da gramagem: as de 33 cl com 10,5g; as de 50 cl com 13,5g; e as de 1,5L com 27,5 g.
Entre 2007 e 2010, o peso médio das embalagens da Unicer caiu 22%, segundo cálculos da empresa.
Os consumos português e mundial de água engarrafada têm vindo a registar uma evolução positiva gradual desde 2003 e estima-se que esta tendência se mantenha nos próximos três anos, segundo dados da Zenith International e estimativas Unicer.