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Lactalis compra negócio de queijos da Forlasa

Por a 2 de Fevereiro de 2010 as 17:35

O grupo francês Lactalis, proprietário de marcas como Président ou Lauki, chegou a acordo com a Forlasa para aquisição de 100% dos negócio de queijos, por um valor não divulgado.

Com esta aquisição, sujeita ainda a aprovação das autoridades da concorrência espanhola, a Lactalis incorporará todas as marcas de queijos da Forlasa, entre as quais se destacam El Ventero, Gran Capitán, El Cigarral ou Don Bernardo.

Para o presidente do grupo Forlasa, Juan Domingo Ortega, este desinvestimento “é uma decisão estratégica para nos centrarmos na actividade de energias renováveis através da Renovalia Energy”, explicou o responsável à agência Europa Press.

“Acreditamos que o grupo Lactalis representa a melhor opção para garantir o desenvolvimento e perspectivas de futuro da companhia, seus empregados, clientes e fornecedores”, afirmou Bernardo Ortega, filho do fundador da Forlasa, empresa criada em 1970 e presente, actualmente, em mais de 20 países.

Com uma operação que, em 2009, obteve receitas superiores a 150 milhões de euros, a compra da Forsala é, de acordo com Aurelio Antuña, director-geral ibérico da Lactalis, “a confirmação da intenção do grupo em reforçar-se no mercado espanhol e supõe uma garantia de continuidade e uma oportunidade de desenvolvimento exterior das marcas da Forsala, que beneficiarão da presença da Lactalis em mais de 160 países”.

Segundo referiu o responsável da Lactalis na Península Ibérica à agência Europa Press, “com a Forsala, a Lactalis converte-se no líder da primeira denominação de origem espanhola, melhorando a sua posição no segmento de queijos tradicionais”, adiantando ainda que, “uma vez a operação aprovada pelas respectivas autoridades da concorrência, o grupo analisará a existência de sinergias”, admitindo, contudo, que “a vontade da Lactalis é de crescer, pelo que a intenção não será cortar nos empregos”.

A Lactalis já tinha fixado como objectivo para 2010, antes do acordo com a Forsala, manter o crescimento em volume em linha com o mercado, querendo manter a quota de mercado e evitar o ganho das marcas próprias da distribuição – com uma penetração de 50% no mercado espanhol.

O encontro com a imprensa serviu, também, para o responsável da Lactalis esclarecer uma eventual compra da Ebro Puleva, sendo conhecido o desejo da Lactalis crescer através de aquisições e num momento em que a Ebro Puelva estará a considerar a oferta feita pela Lactalis pelo seu negócio lácteo. Antuña referiu que “o grupo não tem nenhum plano de aquisições desenhado para o curto prazo. Crescer através de compra depende das oportunidades que se apresentam”, concluindo que o negócio com a Forsala “foi exactamente uma oportunidade de interesse estratégico para a Lactalis”.

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