Agenda

Inovação ao alcance de todos

Por a 21 de Janeiro de 2010 as 16:03

Com o objectivo de contribuir para a dinamização de instrumentos que fomentem o empreendedorismo criativo e a inovação local, o IAPMEI vai promover, com a colaboração da YDreams, a conferência Fab Labs Portugal – Inovação ao alcance de todos, no próximo dia 22 de Janeiro, pelas 10h00, no Centro de Congressos de Lisboa.

A iniciativa será presidida pelo Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho.

Em debate estará o conceito de Fab Labs, bem como estratégias para a implementação destas estruturas em Portugal, que têm como princípio colocar a inovação ao alcance de todos, num ambiente de partilha de experiências e de identificação de oportunidades de negócios a nível local.

A conferência conta com a presença de diversas personalidades ligadas à rede de Fab Labs no Mundo, que trarão casos práticos de como estas estruturas são relevantes para incentivar dinâmicas de inovação e de desenvolvimento a nível regional.

Os Fab Labs são laboratórios de fabricação digital, que pretendem oferecer aos cidadãos e empresas locais a possibilidade de experimentar as suas ideias e materializar as suas invenções, fomentando a criatividade e educando para a inovação e o empreendedorismo.

O conceito Fab Labs nasceu no grupo de investigação “Bits and Atoms”, criado pelo Prof. Neil Gershenfeld e os seus colaboradores no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e foi desenvolvido como forma de conduzir a “inovação local” suportada numa rede mundial de laboratórios colaborativos.

Estes laboratórios são administrados pela comunidade local e disponibilizam uma série de ferramentas de prototipagem rápida para que o cidadão tenha condições para desenvolver o seu próprio projecto tecnológico. As instalações físicas são constituídas por vários tipos de máquinas mas também por ferramentas de gestão de conhecimento, que possibilitam a partilha global e eficiente de informação entre laboratórios.

Com a conferência pretende-se explorar as vantagens da integração destas estruturas no sistema de inovação nacional, como um primeiro passo para a criação de uma rede nacional de laboratórios em Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *