Carrefour prevê investir 1/3 da redução de custos no pricing
Lars Olofsson, CEO do Carrefour, admitiu, numa entrevista ao jornal “Le Figaro” e após a apresentação dos resultados do exercício fiscal de 2009, que 1/3 da redução de custos conseguida – cerca de 3,1 mil milhões de euros – será investida, até 2012, no pricing. O responsável máximo pelo segundo maior retalhista do mundo avançou ainda que a redução de custos será utilizada para “recuperar os lucros”.
De referir que no último mês de Junho, o Carrefour tinha apresentado um plano para transformar o grupo de modo a este conseguir obter estes 3,1 mil milhões de euros com reduções de custos, além dos 1,4 mil milhões de euros que o grupo deveria poupar com a redução de stock.
“No ano passado conseguimos poupar 530 milhões de euros, mais 500 milhões que o prometido em Março. De resto, o Carrefour nunca tinha ido além dos 150 milhões de euros em poupança”, admitiu Olofsson.
Quanto à operação internacional, Olofsson referiu que a possibilidade de sair do Brasil ou China não se coloca, não excluindo, contudo, “uma revisão da posição do grupo em diversos outros mercados onde o potencial não é muito relevante ou onde não temos qualquer possibilidade de chegar à liderança”.
Refira-se que o Carrefour, que reduziu o investimento de 3,4 mil milhões de euros, em 2007, para 2,2 mil milhões, em 2009, planeia focar o seu investimento “nos países e formatos prioritários”.