Distribuição

JM e Sonae entre os grandes retalhistas mundiais

Por a 8 de Janeiro de 2010 as 2:00

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Jerónimo Martins e Sonae Distribuição figuram, novamente, entre os maiores retalhistas do mundo, segundo revela a última edição do Global Powers of Retailing 2010, elaborado pela Deloitte e revista Stores relativamente ao ano 2008.

No caso do grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha, Chairman e CEO, respectivamente, ocupa o 94.º lugar, indicando o relatório que a Jerónimo Martins obteve receitas totais de 10,143 mil milhões de dólares (cerca de 7,1 mil milhões de euros), alocando ao negócio de retalho 9,738 mil milhões de dólares (cerca de 6,8 mil milhões de euros).

Além disso, o Global Powers of Retailing 2010 dá à Jerónimo Martins lucros líquidos de 259 milhões de dólares (cerca de 180 milhões de euros), atribuindo-lhe um crescimento médio anual, entre os anos 2003 e 2008, de 16,1%.

Já a Sonae Distribuição aparece no 140.º lugar, indicando o relatório que o grupo que detém insígnias como o Continente, Modelo, Worten ou Vobis obteve receitas de 6,840 mil milhões de dólares (cerca de 4,8 mil milhões de euros), alocando à operação de retalho 5,995 mil milhões de dólares, ou seja, perto de 4,2 mil milhões de euros.

O Global Powers of Retailing 2010 atribui à Sonae Distribuição lucros líquidos, em 2008, de 251 milhões de dólares (cerca de 175 milhões de euros), atribuindo um crescimento médio anual, entre os anos 2003 e 2008, de 3,3%.

Estes são, de resto, os únicos dois grupos portugueses a figurar no Global Powers of Retailing 2010, verificando-se que a JM passou do 116.º lugar para o já referido 94. posto, enquanto a Sonae Distribuição ganhou 35 posições, passando de 175.º para 140.º.

Num ranking liderado sem surpresas pela norte-americana Wal-Mart, com receitas superiores a 405 mil milhões de dólares (cerca de 282 mil milhões de euros), os EUA são o país com mais insígnias/grupos neste Global Powers of Retailing 2010, mais concretamente 84 (uma descida dos 87 em 2007 e dos 93 em 2006), sendo responsáveis por 41,2% do total das receitas geradas por estes 250 retalhistas.

De resto, o ranking não apresenta grandes alterações, ficando o segundo lugar reservado para os franceses do Carrefour, o terceiro para os alemães da Metro e as quarta e quinta posições para a Tesco e Schwarz, respectivamente.

O relatório avança que, em média, cada retalhista obteve receitas de 15,3 mil milhões de dólares, aparecendo a França com a melhor média com cerca de 31,5 mil milhões de dólares, seguida da Alemanha com 23,9 mil milhões de dólares e dos EUA com uma média de 18,7 mil milhões de dólares.

Em termos de região, a Europa é a que apresenta mais insígnias/grupos neste Global Powers of Retailing 2010 (96), seguida da América do Norte (93) e Ásia/Pacífico (45).

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