FMCG Marcas

Pão de Forma segue tendência do sector

Por a 31 de Dezembro de 2009 as 5:58

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O?pão de forma não escapa à onde de quebras do sector do pão e parece estar a tornar-se menos atractivo para os lares portugueses.

De acordo com o painel de lares da TNS Worldpanel, quase todas as categorias de pão (a excepção é o “pão de padeiro”), perderam em valor, comparando o YTD P09 09 (período a terminar em 06 de Setembro), com o mesmo período do ano passado. Assim, “pão de hotdog + hambúrguer” perdeu 4,7%, “tostas embaladas” perderam 10,7% e “pão embalado” (onde está incluído a categoria de pão de forma, que é o objecto desta análise) perdeu 7%. O “pão de padeiro cresceu” 1,7% em valor. No entanto, apenas “pão embalado” teve estas perdas devido à perda de compradores.

“Pão de forma” não escapa à onda de quebras do sector do pão e parece estar a tornar-se menos atractivo para os lares portugueses. A categoria perde em valor (- 2,1%), perde em volume (-4,2%) e, por consequência, perde compradores. A perda de compradores não é transversal a todas as categorias. Com efeito, a perda de compradores de “pão de forma sem com côdea” é quase proporcional ao ganho de compradores de “pão de forma sem côdea”, ou seja, “pão de forma branco com côdea” passou de uma penetração de 44,1%, no YTD P09 06, para 36,5%, no YTD P09 09 e “pão de forma integral com côdea” tinha uma penetração de 10,7% em no YTD de P09 06 e tem neste YTD 12,4% (no YTD de P09 08 tinha 16% de penetração). O “pão de forma branco sem côdea” tem vindo a ganhar compradores desde 2006, onde tinha uma penetração de 15,3% e tem, actualmente, 18,6%. O “pão de forma integral sem côdea”, começa também a ganhar o seu espaço. Tinha, em 2006, uma penetração de 1,9% e tem no YTD P09 09 4,1%. (ver gráfico n.º 1) Aliás, “pão de forma branco com côdea” contribui em 65% para o decrescimento da categoria de “pão de forma”, enquanto que “pão de forma integral com côdea” contribui 35%.

“Pão de forma branco com côdea”, apesar de estar a perder compradores e a perder em volume, continua a ser o segmento com mais peso para a categoria, com uma quota em volume de 64,9%. No entanto, este é um segmento que, desde 2006, já perdeu cerca de 10 pp (pontos percentuais) em volume. “Pão de forma branco sem côdea” é o segmento que mais cresce desde 2006, tendo nesse mesmo ano 14,4% de quota em volume e tendo, no YTD P09 09, 20,1% de quota. “Pão de forma integral com côdea”, apesar de ter perdido quase 1 pp de quota em volume, face ao mesmo período em 2008, tem mais quota do que tinha em 2006.

Esta é das categorias do total FMCG em que as MDD’s (Marcas da Distribuição) têm um peso maior do que as Marcas de Fabricantes. Com efeito, no YTD P09 08, as MDD’s já tinham uma quota em volume de 65% e as Marcas de Fabricantes 35%, no YTD P09 09, a diferença de umas para as outras foi aumentada, com as MDD’s a atingirem uma quota de 70,8% em volume, enquanto os restantes 29,2% pertencem às Marcas de Fabricantes.

De acordo com o estudo TNS LifeStyles 2009, o preço ainda continua a ser um dos drivers mais importantes para os lares portugueses, quando vão às compras. A diferença de preço médio por quilo entre MDD’s e MDF’s e a sofisticação da oferta de pão de forma das Marcas da Distribuição estão, claramente, a ditar a subida das primeiras, face às últimas.

A cadeia Minipreço/Dia continua a ser a insígnia mais importante para a categoria de “pão de forma”, com uma quota em volume de 17,9%, que apesar de manter a liderança, face ao mesmo período do ano passado, está a ser seguida muito de perto pelo Pingo Doce, que tem uma quota 16,9%, em volume (a conversão de muitas das lojas Feira Nova em Pingo Doce ajudaram a este desempenho). O Continente também está muito próximo, com 15,2% de quota em volume e o Lidl, que no mesmo período do ano passado estava em segundo lar, aparece, agora, em quarto, com uma quota de 14,7%.

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