Distribuição

Balanço positivo para ‘Portugal. A Minha Primeira Escolha’

Por a 23 de Dezembro de 2009 as 2:00

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A campanha de valorização da oferta nacional que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) promoveu durante o ano de 2009, com a assinatura “Portugal. A Minha Primeira Escolha”, contribuiu para apoiar as empresas portuguesas e consolidar a sua posição junto do mercado consumidor. O balanço da campanha, realizado pela própria AEP no final do mês de Dezembro, identifica resultados positivos tanto no apoio às empresas como na sensibilização do consumidor final.

Em 2009, a AEP investiu cerca de 200.000 euros em acções de captação de empresas aderentes para o projecto “COMPRO o que é nosso”, tendo o número de aderentes aumentado 25% comparativamente ao período homólogo do ano anterior, totalizando em Dezembro, 410 empresas, que representam 1.500 marcas e um volume de negócios de 9 mil milhões de euros. “Este resultado, muito positivo considerando o período de retracção da nossa economia, é reforçado pelo número crescente de pedidos de adesão previsto para o próximo ano”, refere a AEP.

“As empresas portuguesas compreenderam os benefícios comerciais de aderirem a esta iniciativa, e juntaram-se a ela independentemente da sua actividade, localização geográfica ou dimensão”.

O sector da alimentação lidera a lista de adesões, seguindo-se os sectores da construção, têxtil e metalomecânico. A região Norte representa 50% do número de aderentes, mas o Centro tem vindo a ganhar relevância. As PME e as microempresas totalizam 70% do volume de negócios ligado ao projecto.

“Não é possível medir economicamente o impacto directo que a utilização da logo-marca tem na facturação das empresas”, mas os estudos de mercado que a AEP promoveu ao longo do ano em locais de grande consumo, apontam para a “notoriedade crescente da marca junto do consumidor final”.

Por outro lado, as campanhas de publicidade que a AEP tem levado a cabo para promover a iniciativa têm merecido o aplauso das empresas aderentes, contribuindo decisivamente para a divulgação das mesmas. Só em 2009, cerca de 50 empresas aderentes, dos mais diversos sectores de actividade, participaram em programas de televisão no âmbito da campanha “Portugal. A Minha Primeira Escolha”.

A AEP investiu cerca de um milhão de euros em publicidade institucional nos meios televisão, rádio, imprensa, outdoors e internet. Este investimento teve como objectivo sensibilizar os consumidores portugueses para os benefícios sociais e económicos do consumo de produtos e marcas produzidos em Portugal. A AEP apostou em formatos publicitários didácticos e interactivos que permitissem realçar a relevância económica do tema. Contou com o apoio de parceiros estratégicos, como a Carris, os CTT, a TAP, a GALP, as Águas de Portugal e de figuras públicas, como Nicolau Breyner, Manuel Luís Goucha, Fernando Mendes, Margarida Mercês de Melo e Joana Lemos, que muito contribuíram para a divulgação das mensagens e para a notoriedade da marca.

Os estudos de mercado que a AEP levou a cabo durante a campanha permitem concluir que, hoje em dia, a grande maioria dos consumidores dos centros urbanos reconhece o símbolo “P”, “confere-lhe notoriedade e associa-o a mensagens de combate ao desemprego e de consolidação do tecido empresarial português. A generalidade dos consumidores manifesta-se a favor da continuação da iniciativa e acredita que a mesma vai contribuir para aumentar a auto-estima dos portugueses”.

De referir ainda que a campanha da AEP com a assinatura “Portugal. A Minha Primeira Escolha” teve um investimento total de 1,5 milhões de euros e foi comparticipada pelo QREN.

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