Distribuição

Luís Bio, Director de Marketing da Nielsen

Por a 3 de Dezembro de 2009 as 5:20

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“Testar local para decidir global”

Lançada que foi uma nova ferramenta – Sales Areas – fomos perceber junto do director de Marketing da Nielsen Portugal quais as vantagens para os clientes.

Constituindo “uma ferramenta táctica”, através da qual a consultora disponibilizará informação simples e accionável, o director de Marketing da Nielsen, Luís Bio, revela que o novo serviço “permitirá dignósticos da performance do grande consumo em pequenas divisões geográficas”.

Hipersuper (H): Qual a razão deste novo lançamento – Sales Areas?
Luís Bio (L.B.): É um desejo antigo, que vem da necessidade do mercado de avaliar as acções e a performance ao nível local.

H: No que consiste este serviço e que mais-valias traz aos clientes?
L.B.: As “Sales Areas” permitem monitorizar e agir ao nível micro. É uma ferramenta muito eficaz na avaliação da performance das lojas para a distribuição e na monitorização do ROI das forças de vendas e das equipas de Trade Marketing para a Produção.

H: Quais são as áreas/regiões abrangidas pela Sales Areas?
L.B.: Qualquer área/região de Portugal Continental.

H: Esta ferramenta ajuda os retalhistas a definirem estratégias regionais/locais para o seu negócio?
L.B.:
Sim, este serviço também estará disponível para os retalhistas, chama-se Trading Areas, e permitirá à distribuição avaliar a performance da sua(s) loja(s) numa micro região (seja uma sub-região, um concelho, uma cidade ou uma área de influência).

H: Referem que esta é uma ferramenta táctica. Em que aspecto?
L.B.:
As “Sales Areas” ao avaliarem a nível Micro, dão resposta a um pedido recorrente do mercado: a avaliação de “experiências”. Ou seja, antes da implementação de estratégias, o mercado gosta de as testar no terreno (seja uma decisão de preço, promoção, espaço, comunicação, etc.). Com as “Sales Areas” vai ser possível testar-se localmente (táctica) para depois se decidir globalmente (estratégia), minimizando os riscos na tomada de decisão.

H: Referem, também, que as “Sales Areas” podem ser customizado pelo cliente. Como?
L.B.:
Cada cliente pode criar as suas próprias regiões de vendas ou áreas de influência de loja

H: Existem pressupostos que os clientes devem cumprir, na criação das “Sales Areas”?
L.B.:
Sim, tem de existir um número mínimo de organizações e nenhuma pode ser dominante.

H: Existem objectivos definidos para este novo serviço da Nielsen? Quais?
L.B.:
O nosso principal objectivo é que seja uma ferramenta usada massivamente pelo mercado e que seja reconhecida como um valor acrescentado para dinamizar o negócio dos nossos clientes. O nível de detalhe e de customização que este serviço possui é uma grande inovação no mercado português.

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