Distribuição

MDD ‘ameaçam’ mercado indiano

Por a 16 de Novembro de 2009 as 2:00

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De acordo com um recente relatório da Datamonitor, os produtos de marca própria (MDD) estão a aumentar a quota de forma significativa no mercado indiano, constituindo, segundo o relatório, “uma ameaça para as companhia de Fast Moving Consumer Goods nacionais”.

O relatório “The Impact of Private Labels on FMCG Companies in India”, coloca a questão se o crescimento das MDD se deve à oferta de valor ou maior percepção do consumidor para estas marcas como opção às marcas nacionais de fabricante.

“A crescente escala de operações dos retalhistas está a mudar o poder de negociação das companhias de FMCG com os retalhistas. O aumento da adopção de marcas própria pode fazer as companhias produtoras de FMCG reverem as suas margens e relações com os retalhistas”, refere Vaibhav Khera, director de consumer markets research da Datamonitor.

Os retalhistas indianos, por sua vez, estão a enfatizar o crescimento das suas marcas próprias, o que está a resultar numa expansão da margem e a criar maior poder negocial com as companhias de FMCG.

O relatório refere também que os retalhistas que lançaram as marcas próprias como alternativas de valor tem agora sob mira as marcas nacionais com ofertas de produtos a preços inferiores. No entanto, as informações da Datamonitor referem que, embora as marcas próprias se encontrem a aumentar gradualmente a quota no retalho organizado, as companhias de FMCG poderão evitar esta concorrência ao apostar na inovação e diferenciação dos produtos.

“As companhia de FMCG devem apostar nas suas forças e agarrar as oportunidades que surgem devido à alteração de comportamento do consumidor”, sugere Vaibhav.

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