Não Alimentar

Novo cluster para a internacionalização das empresas portuguesas nos CPLP

Por a 12 de Outubro de 2009 as 2:00

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Long Win é o nome de um novo cluster, criado há oito meses, que procura ajudar à internacionalização das empresas portuguesas nos mercados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo movimentado já um volume de negócios perto de meio milhão de euros. Empresas ligadas a áreas como as novas tecnologias, construção, distribuição alimentar, mas passando também pelo mercado grossista e retalhista, são só algumas das que já fazem parte do cluster da Long Win que possui especial enfoque em Angola e Brasil.

De acordo com Mário Pimentel, CEO da Long Win, “estamos a actuar em todos os sectores de actividade económica. Agricultura, indústria, comércio e serviços. Actualmente Angola tem sido o nosso grande enfoque devido aos rácios macroeconómicos que o país tem vindo a apresentar nos últimos anos, denotando crescimentos ímpares no contexto da economia mundial”. No entanto, as negociações com o mercado brasileiro “estão numa fase já muito avançada e, até ao final deste ano, início do próximo, já estaremos, certamente, a servir clientes também nesse mercado”.

A Long Win actua, fundamentalmente, em duas áreas: na comercialização, distribuição e apoio logístico, bem como identifica entidades investidoras ou parceiros estratégicos de negócio, para as empresas suas associadas. “Nesta altura a empresa está numa etapa de franca expansão”, acentua Mário Pimentel, reforçando que “este cluster tem subjacente o aproveitamento de várias sinergias que uma empresa de pequena e média dimensão possui”.

As empresas que decidirem integrar este projecto têm garantida uma exclusividade sectorial, podendo usufruir de formação e participação em workshops informativos das características de cada mercado, bem como delinear estratégias conjuntas com os seus pares.

Mário Pimentel não tem dúvidas de que “este é um dos caminhos para combater os desequilíbrios provocados pela globalização da economia”. Este modelo de gestão, popularizado pelo economista Michael Porter em 1990, já deu provas da sua eficácia em todo o mundo, “o que nos permite acreditar no seu sucesso, até porque todas as pessoas que estão à frente deste projecto têm uma grande experiência de trabalho no terreno, conhecendo profundamente os mercados com os quais trabalhamos”.

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