Distribuição

Marcas brancas crescem 7% no primeiro semestre

Por a 26 de Agosto de 2009 as 2:00

ed 163 dist txt 3 - marcas*Lusa

O consumo de produtos de marca própria aumentou 7% no primeiro semestre do ano, face ao mesmo período de 2008, e representa já mais de um terço das vendas, segundo dados da Centromarca, a entidade representativa das empresas de grandes marcas.

A venda dos produtos de marca branca (ou marca própria) cresceu em quase todas as cadeias de distribuição, tendo representado 33% das vendas dos primeiros seis meses do ano, contra 30,8% no mesmo período do ano passado.

As grandes marcas representaram 67% das vendas, contra 69,2% no mesmo período de 2008, segundo a mesma fonte. Assim, o consumo das grandes marcas baixou 3,1% no primeiro semestre de 2009 face ao período homólogo de 2008.

Segundo a directora-geral da Centromarca, Beatriz Imperatori, o crescimento dos produtos de marca branca “acontece não só pela crise mundial, mas principalmente devido à retirada de produtos de grandes marcas das prateleiras e pela posição cada vez mais dominante e concentrada da distribuição em Portugal”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *