Distribuição

Mercado FMCG polaco deverá descer em 2009

Por a 7 de Agosto de 2009 as 2:00

emperia_polonia.jpg

A procura por Fast Moving Consumer Goods (FMCG) deverá cair no segundo semestre de 2009, avança um relatório publicado recentemente no jornal polaco Parkiet. Os consumidores polacos deverão passar a adquirir produtos mais baratos à medida que a taxa de desemprego aumenta, pelo “poderá registar-se uma quebra na taxa de crescimento das cadeias de delicatessen”, admite Lukasz Kolaczkowski, analista da casa Millennium, ao jornal.

As principais cadeias de delicatessen – Emperia Holding e Bomi – não esperam uma melhoria na procura no segundo semestre de 2009, salientando Andrzej Wojciechowicz, chairman da Bomi, que a cadeia não registou ainda redução nas vendas, “dado os canais de venda serem diversificados”, embora reconheça que “os consumidores estão a comprar com mais cuidado”.

Alma Market, outra cadeia de produtos delicatessen, registou lucros líquidos negativos de 6,6 milhões de zlotys (cerca de 1,5 milhões de euros) no primeiro trimestre, devido aos intenso desenvolvimento da cadeia.

O mercado de FMCG é considerado como sendo mais resistente à crise, face a outras área da economia, concluindo alguns analistas que o mercado deverá crescer 2% em 2009, enquanto em 2008 a taxa de crescimento se situou entre os 8 e 10%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *