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Retalhista europeus reajustam-se com a crise

Por a 6 de Julho de 2009 as 2:00

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2008 foi um ano de reajustamentos por parte dos maiores retalhistas na Europa Ocidental e Central, processo que, segundo o último relatório do Planet Retail, está longe de estar concluído. Com as dificuldades sentidas ao nível do crédito e no sector imobiliário a transformar-se numa recessão económica na maioria dos mercados, os padrões de consumo sofreram fortes transformações e os retalhistas foram obrigados a responder de forma rápida e adequada.

Mesmo com todas as dificuldades que a crise global veio trazer, os retalhistas podem considerar-se “sortudos”, já que o retalho alimentar, apesar de todas as “tempestades”, conseguiu manter-se estável.

O Planet Retail refere, no entanto, que os retalhistas que têm por core business o retalho não alimentar sentiram maiores dificuldades, uma vez que foi nestes artigos que o consumidor mais reduziu os seus gastos. Assim, diz a consultora especializada em retalho, “a redefinição do negócio é a principal prioridade dos operadores. Reduzir a oferta de produtos não alimentares, adaptar a gama oferecida e as operações da cadeia de abastecimento, bem como a introdução de uma oferta de marcas próprias mais vasta – principalmente nesta indefinição económica – ao mesmo tempo que se introduz mais elementos de desconto e promoção, tornaram-se as estratégias escolhidas”.

O Carrefour, por exemplo, mantendo a liderança do retalho europeu, tem sentido as quebras dos gastos efectuados pelos consumidores, principalmente, nos hipermercados em França. A companhia tem tentado reduzir a dimensão das lojas e atacar o mercado com uma gama completamente nova de discounts.

Também a Tesco, terceiro maior retalhista europeu, tem vindo a alterar a estratégia, admitindo recentemente ser “o maior discount no Reino Unido”.

Na Alemanha, Metro e Rewe relançaram as suas marcas próprias, enquanto a Migros, na Turquia, e El Corte Inglés, em Espanha, foram outros retalhistas que reforçaram e basearam a expansão no valor (Migros), enquanto a companhia espanhola lançou a sua primeira marca “low cost”.

Traçando uma previsão para o ano 2013, o Planet Retail mantém o Carrefour na liderança do retalho europeu, sendo o pódio finalizado pelo grupo Schwarz e Metro. (ver quadro retalho-europeu-2013.xls)

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