Feiras

Sabores do futuro

Por a 29 de Maio de 2009 as 5:48

anuga.jpg

É uma das feiras mais internacionais do Mundo e este ano ocupa o espaço equivalente a 40 campos de futebol. Bem-vindo à Anuga 2009.

A 30.ª edição da maior feira europeia de alimentação e bebidas vai ter lugar entre 10 e 14 de Outubro 2009, em Colónia, Alemanha. A bienal Anuga alcançou o título de ‘certame mais internacional do mundo’ dedicado ao sector alimentar. E não é por acaso. Este ano, já com 90% da superfície contratada, conta com 6 mil expositores oriundos de 100 países, 80% dos quais estrangeiros, e estima receber 160 mil visitantes provenientes de 150 países.

Além disso, é a “principal plataforma internacional de intercâmbio de ideias, novos conceitos e soluções para toda a economia de alimentos”, garantiu Peter Grothues, vice-presidente da Food Koelnmesse GmgH (organizador das feiras de alimentos de Colónia), por ocasião da conferência de imprensa de apresentação da feira, que reuniu em Madrid jornalistas portugueses e espanhóis.

O sector alimentar e de bebidas enfrenta “grandes desafios” que não estão apenas relacionados com a crise económico-financeira mundial, explicou. E deu exemplos: a consolidação da globalização, a crescente concentração na indústria e no comércio, as mudanças demográficas, as alterações climáticas e o envelhecimento da população.

Estes são os principais desafios que enfrentam fabricantes, retalhistas, importadores e distribuidores dos quatro cantos do globo.

A capacidade para reunir em 300 mil metros quadrados profissionais de todo o Mundo, quer expositores quer visitantes, o contacto com as principais novidades do sector, e o facto de ser um palco privilegiado para efectuar contactos e fechar negócios, tornam a Anuga “um investimento indispensável em alturas de crise”, defende Peter Grothues, sobretudo para as empresas que não dispõe de capital para viajar pelo Mundo à procura de tendências de consumo.

anuga1.jpg

Participação portuguesa

A exportação tem sido a arma de arremesso de muitos países para combater a desaceleração do consumo interno.

A indústria alimentar alemã, por exemplo, exporta cerca de 42 mil milhões de euros em mercadorias, “27% do seu movimento financeiro total”.

Portugal também tem vindo a reforçar a aposta no mercado externo. Este ano, vão participar na Anuga 13 empresas e duas associações nacionais, a ANCIPA (Associação Nacional de Comerciantes e Industriais de Produtos Alimentares) e a AD-RATM (Rota do Azeite de Trás-os-Montes). Entre os expositores, destacam-se a Dan Cake Portugal, a Vieira de Castro, a Gelpeixe, a Saloio e a Panike.

A vizinha Espanha já investe forte na Anuga para fortalecer e aumentar as exportações. Em 2007, o país enviou ao certame 475 expositores e 2419 compradores.

Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer: contou há dois anos com 14 empresas e 495 visitantes.

A Turquia é o país convidado desta edição. “Tem uma forte componente agrária e uma conceituada cozinha, que reúne características da gastronomia oriental e mediterrânica”.


Anuga em números

  • Entre 10 e 14 de Outubro 2009, em Colónia
  • 300 mil metros quadrados de área de exposição
  • 6 mil expositores de 100 países
  • 80% dos expositores são estrangeiros
  • 10 pavilhões especializados
  • 90% da superfície contratada
  • 160 mil visitantes oriundos de 150 países
  • 54% dos visitantes são estrangeiros

Portugal e Espanha em 2007

  • 14 expositores portugueses e 495 compradores nacionais
  • 475 expositores e 2419 compradores espanhóis

10 pavilhões temáticos

  • Fine food (gourmet e delicatessen)
  • Chilled food (refrigerados)
  • Meat (carne e derivados)
  • Frozen food (congelados)
  • Dairy (lacticínios)
  • Bread & Bakery and Hot Beverages (Panificação, pastelaria e bebidas quentes)
  • Drinks (bebidas)
  • CateringTec (Equipamentos para catering)
  • RetailTec (tecnologia para ponto de venda)
  • Organic (biológicos)

Principais tendências de consumo

  • Halal (dedicado à comunidade muçulmana – 1/3 população mundial)
  • Refeições Kosher (comunidade israelita)
  • Finger Food (para comer com as mãos)
  • Alimentos biológicos
  • Gourmet e especialidades regionais
  • Saudáveis e funcionais
  • Produtos vegetarianos
  • Marcas próprias da distribuição

*em Madrid. A jornalista viajou a convite da Koelnmesse

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *