Distribuição

Retalho da Sonae em alta

Por a 22 de Maio de 2009 as 2:00

sonae

O negócio de retalho – alimentar e não alimentar – foi o grande responsável pelo aumento do volume de negócios em 4,9% para 1,264 mil milhões de euros da Sonae no primeiro trimestre de 2009, contra os 1,204 mil milhões do mesmo período de 2008.

Em comunicado, o grupo liderado por Paulo Azevedo revela que o retalho de base alimentar (Continente, Modelo, Bom Bocado, Área Saúde e Book.it) aumentou o volume de negócios em 5,1% nos primeiros três meses de 2009 face a período homólogo, passando de 655 para 688 milhões de euros. Esta performance foi influenciada, segundo o grupo Sonae, “pelo forte investimento em marca própria, um desempenho positivo dos perecíveis, resultado da requalificação e melhoria da oferta, e iniciativas comerciais lançadas e o maior conhecimento do consumidor, decorrente da utilização do cartão de cliente”.

De acordo com as contas da Sonae, o crescimento das vendas numa base comparável foi de 1%, “tendo em conta o calendário anual, com a Páscoa a não beneficiar o trimestre”, ao contrário do que aconteceu no primeiro trimestre de 2008, e “a prevalência de um fenómeno de ‘trading down’, com o aumento do peso dos produtos de marca própria a influenciar o preço médio das vendas”.

Já no retalho de base não alimentar (Worten, Worten Mobile, Vobis, SportZone, Loop, Modalfa E Zippy), o crescimento das vendas em 15,7% face aos primeiros três meses de 2008, fez o negócio atingir os 225 milhões de euros, contra os 195 do período homólogo. Para os responsáveis da Sonae, esta performance “resultou do crescimento orgânico dos últimos 12 meses, com a abertura de 76 lojas em Portugal e Espanha”.

O comunicado adianta ainda que “as vendas numa base comparável diminuíram 9% (face ao forte desempenho dos formatos de electrónica, a reflectir a queda das vendas das categorias de compra discricionária e de computadores”.

Já no negócio de centros comerciais, a Sonae registou uma redução de 5% no volume de negócios, reflectindo, segundo a companhia, “a consolidação do Fundo Sierra Portugal em 42% face a 100 no primeiro trimestre de 2008”.

Em termos de EBITDA, o retalho de base alimentar registou um crescimento de 95,2% para 22 milhões de euros.

Quanto ao número de lojas, a Sonae fechou o primeiro trimestre de 2009 com 297 unidades (38 Continente, 116 Modelo, incluindo Modelo Bonjour, 88 Área Saúde, 50 Bom Bocado, 4 Book.it e 1 Oulet), totalizando uma área de venda de 494.000 m2.

No retalho de base não alimentar, a Sonae encerrou os primeiros três meses de 2009 com 393 lojas, das quais 376 em Portugal (125 Worten, 20 Vobis, 42 Worten Mobile, 67 SportZone, 87 Modalfa, 29 Zippy e 6 Loop), e 17 lojas em Espanha (10 Worten e 7 SportZone).

Para Paulo Azevedo, CEO da Sonae, “o primeiro trimestre do ano confirmou a resiliência do nosso portfólio de negócios às difíceis condições macroeconómicas e à redução do índice de confiança dos consumidores. O volume de negócios aumentou 5% e o EBITDA 11%”.

O presidente executivo da Sonae refere ainda em comunicado que no retalho de base alimentar “a aposta da Sonae é muito clara e passa por levar aos consumidores portugueses a melhor proposta de valor do mercado materializada numa política comercial e promocional bastante completa e diversificada”.

Já no que se refere ao retalho especializado, Paula Azevedo destaca a “manutenção da expansão internacional dos formatos Worten e Sport Zone, nomeadamente no mercado espanhol”.

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