Distribuição

Penetração de insígnias estrangeiras em Portugal atinge 34%

Por a 15 de Maio de 2009 as 2:00

Lidl

Portugal, Irlanda e Polónia ocupam a 20ª posição do ranking 2008 das economias mais globalizadas do sector do retalho. Considerando apenas a região EMEA, o País ascende à 16.ª posição da tabela.

A conclusão do estudo da CB Richard Ellis ‘How Global is the Business of Retail’ revela ainda que a taxa de penetração de insígnias estrangeiras no mercado nacional é de 34% no mesmo período.

“A manutenção de Portugal nas primeiras vinte posições do ranking da CBRE revela dois factos essenciais: por um lado, que o mercado de retalho português se encontra numa fase de consolidação a nível europeu e mundial; e, por outro, o renovado interesse das retalhistas internacionais pelo mercado português, que se mantém atractivo para a instalação de novas insígnias e marcas”, afirma o presidente da CB Richard Ellis, Pedro Seabra.

“Esta posição revela ainda a crescente maturidade do sector em Portugal, que tem hoje promotores nacionais e estrangeiros altamente especializados, uma oferta de espaços comerciais muito competitiva em relação a outros países e, no fundo, vantagens competitivas relativamente a outros países tidos por mais globais, como a Holanda ou a Malásia – e que, em 2007, se encontravam à frente do nosso País”.

A taxa de penetração de insígnias estrangeiras em Portugal evoluiu bastante nos últimos anos, quer em centros comerciais, quer na rua. Em 2008, atingiu 34%, contra 31% no período homólogo.

O Reino Unido continua a liderar o ranking das economias mais internacionais, com 58% dos inquiridos a confirmarem a presença no país, ultrapassando largamente a Espanha, a França, a Alemanha e Itália.

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