Não Alimentar

Investidores europeus focados nos mercados domésticos

Por a 15 de Maio de 2009 as 2:00

O investimento directo em imobiliário de retalho na Europa Continental (exclui Reino Unido e Irlanda) totalizou 980 milhões de euros no primeiro trimestre de 2009, menos 37% face aos últimos três meses de 2008 (1,5 mil milhões de euros).

A Europa Ocidental concentrou a esmagadora maioria do volume transaccionado (89%), devido ao facto de os investidores europeus estarem cada vez mais focados nos mercados domésticos.

Segundo a Jones Lang LaSalle, a proporção de investimento doméstico no total do volume transaccionado cresceu de um terço em 2008 para mais de metade no primeiro trimestre de 2009.

“O elevado custo e limitado acesso ao crédito continuam a condicionar a liquidez do mercado, particularmente no que respeita as operações de maior dimensão”, explica Jeremy Eddy, director do European Retail Capital Markets da Jones Lang LaSalle.

A Itália e a Alemanha revelaram-se os mercados mais activos na Europa Continental, contabilizando, respectivamente, 31% e 28% do total do volume negociado. Os centros comerciais foram o principal alvo dos investidores, mas concentraram pouco mais de um terço do volume total transaccionado, comparado com os 55% observados em 2008.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *