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Bovillage chega aos lineares no Verão

Por a 15 de Maio de 2009 as 5:57

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A fileira bovina francesa desenvolveu uma marca colectiva para fidelizar os três principais mercados de exportação. Portugal faz parte do top e, por isso, os produtores já estão a piscar o olho à Sonae Distribuição e à Auchan.

A partir de Junho, os lineares de frio da distribuição moderna contam com uma nova marca de carne de novilho fresca, proveniente das principais explorações francesas de agro-pecuária. O objectivo é trabalhar sobretudo com a Sonae Distribuição e a Auchan, confessa Yves Berger, director-geral da InterBev, e para isso já estão em curso reuniões com os profissionais do sector.

O responsável pela Associação Interprofissional francesa do Gado e das Carnes deslocou-se a Portugal para visitar a Alimentaria Lisboa, a maior mostra ibérica de produtos alimentares, e dar a conhecer, em primeira mão, a mais recente aposta da fileira de gado francesa.

É a primeira vez que a InterBev reúne alguns dos seus associados produtores, a Socopa Viandes, a Soviba e a Charal (ver caixa), para criar uma marca colectiva – Bovillage – a ser comercializada nos três principais mercados europeus de exportação da carne bovina francesa.

Portugal, Grécia e Itália.
A carne, comercializada em carcaça ou embalada, é proveniente de animais nascidos e engordados em França, de raças cárneas, entre as quais se destacam as emblemáticas Charolais e Limousine.

“A produção respeita um caderno de encargos muito rigoroso e a conformação é média (R) na grelha definida pela Comunidade Europeia, o que lhe confere grande qualidade”, explica Nils Beaumond, veterinário da InterBev.

Duas marcas, dois destinos
O nosso País tem honras de destaque nesta primeira fase de comunicação da nova marca, que é dirigida sobretudo aos profissionais da grande distribuição. “Escolhemos Portugal para apresentar Bovillage porque queremos reforçar os laços entre os profissionais portugueses e franceses e estabilizar as exportações [entre 10 a 15 mil toneladas por ano] que têm conhecido muitas flutuações”.

Estas devem-se sobretudo ao facto de as empresas exportadoras francesas “terem vindo a dedicar mais atenção a outros mercados, como o italiano e o alemão, assim como à forte concorrência espanhola e às várias crises sanitárias que o sector enfrentou”, explica Yves Berger.

“Garantimos aprovisionamento durante todo o ano e promovemos programas de apoio às vendas, através de acções de marketing planeadas em conjunto com os retalhistas”.

Esta estratégia colectiva ambiciona canalizar a marca “Todo o Sabor da Carne”, já conhecida entre os portugueses, para o canal Horeca, plano já em curso com uma forte aposta nas lojas da grossista Makro, e distribuir a nova marca em exclusivo na Moderna Distribuição.

O consumo per capita anual de bovino em Portugal é de 18 quilos. A produção local satisfaz apenas 54% da procura, por isso o País tem de comprar no exterior quase metade da carne que consome.


Os Três Mosqueteiros

SOCOPA
É responsável por 20% das exportações francesas de bovino na UE. Para Portugal envia 4.300 toneladas todos os anos, entre carcaças, produtos frescos elaborados e congelados.

CHARAL
Abate 30 mil toneladas de animais e factura mil milhões de euros por ano. O portfólio valoriza os produtos já embalados e metade do volume de negócios já resulta da gama de elaborados.

SOVIBA
É o grupo número três em França no sector de grande consumo. Comercializa produtos desossados e transformados elaborados, frescos e congelados.

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