Tec & Log

Operadores logísticos movimentam 430 milhões em 2008

Por a 11 de Maio de 2009 as 2:00

log.jpgO volume de negócios do operadores logísticos alcançou 430 milhões de euros no ano passado em Portugal, mais 6% face a 2007, segundo um estudo divulgado pela consultora DBK.

A aposta no outsourcing, sobretudo nos segmentos de armazenamento e movimentação de mercadorias, e o desenvolvimento de serviços dotados de maior valor acrescentado, favoreçam o crescimento deste sector de actividade, que, no entanto, registou uma diminuição na procura em 2008.

A armazenagem e operações no interior da loja revelaram o dinamismo de anos anteriores e geraram 50% do total das receitas. Em 2006 valiam 48,5% do total.

Por sectores, as áreas alimentar e bebidas representaram em conjunto 45% do volume total de negócios. Farmácia e perfumaria procuram cada vez mais serviços logísticos e já representam 15% da facturação global.

Em 2008, operavam em Portugal 85 empresas que empregaram 8.300 trabalhadores. Lisboa e Porto concentram maior actividade industrial e de serviços face às restantes regiões do País.

A concentração empresarial é elevada, já que as cinco principais empresas (DLS-Luís Simões, Logística, DHL Exel, FCC Logística Grupo Garland e-montados) detém 40% da quota de mercado.

Em 2009, o estudo estima que este mercado cresça 2% para 440 milhões de euros, embora as previsões sejam mais optimistas para o ano seguinte: uma subida do volume de negócios na ordem dos 4%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *