Distribuição

Amanhã no Jornal Hipersuper – Como reage o consumidor à crise?

Por a 6 de Maio de 2009 as 2:00

hipersuper236.jpg

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número, destacamos o artigo relativamente à reacção do consumidor à actual crise. Num ano em que as famílias em Portugal se endividaram mais 129% que em 2007, o desemprego subiu e a crise afectou a confiança, levando o consumidor a reagir aos tempos difíceis com mais compras por menos valor. Um recente estudo da TNS indica que o consumidor se tornou mais racional, mais infiel e mais “amigo” das MDD.

No “Alimentar”, fortalecer a competitividade da indústria agroa-limentar é o objectivo da nova rede de apoio à inovação. A Euroagri-Foodchain ambiciona promover uma nova vaga de projectos de investigação e desenvolvimento.

Também em “Alimentar”, analisamos o mercado da Charcutaria. Apesar da crise, consequente falta de confiança do consumidor e de este estar a canalizar as compras cada vez mais para as marcas próprias da distribuição, o mercado da charcutaria mostra-se dinâmico, acompanhando as necessidade e exigências do consumidor actual.

A TNS analisa para esta edição do Jornal Hipersuper o mercado do Queijo de barrar. Em 2008, a categoria “queijo de barrar”, relativamente ao consumo dos Lares Portugueses, esteve estável em termos de valor (cresceu 1,7%), mas decresceu em volume cerca de 6%, sobretudo devido a uma maior frequência de compra. Esta redução pode estar relacionada com o facto de a categoria ter sido afectada pelo aumento generalizado de preços dos lácteos que se verificou, sobretudo, no primeiro semestre de 2008.

Para finalizar o “Alimentar”, damos a conhecer uma nova marca de carne que chega ao nosso País ainda este Verão. A fileira bovina francesa desenvolveu uma marca colectiva para fidelizar os três principais mercados de exportação. Portugal faz parte do top e, por isso, os produtores já estão a piscar o olho à Sonae Distribuição e à Auchan.

Após a realização da Alimentaria Lisboa 2009, ouvimos quatro expositores que nos fizeram um balanço dos quatro dias do evento e deixaram algumas sugestões para feiras futuras.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre a saída do Presidente da Centromarca, as relações desta com a APED e com o novo Presidente da associação da distribuição. Também colocámos algumas questões relativamente à realização da Alimentaria e da falta dos chamados “grandes players” no evento, finalizando com as opiniões sobre os últimos dados da TNS relativamente ao peso dos FMCG no 1.º trimestre de 2009.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Por favor, consumo e invista!”, de Catarina Ramos Gouveia (Michael Page); “Tendências de Marketing”, de Nisha Dinesh e Pedro Vieira (Volume); e “Networking: a importância de uma boa rede de contactos”, de Pedro Amorim (Hays Portugal).

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *