FMCG Marcas

Composição de alimentos em base de dados única

Por a 29 de Abril de 2009 as 2:00

alimentos-210.jpgVai haver uma base de dados nacional com a classificação e composição dos alimentos.

O projecto dá pelo nome plataforma G.R.I.A. e resulta de uma parceria entre – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e a GS1 Portugal.

A meta é pôr fim à dispersão de dados através do sistema de normalização GS1, o que pode possibilitar, por exemplo, o desenvolvimento de estudos sobre hábitos e comportamentos alimentares.

O projecto foi concebido no âmbito do programa PortFIR (Portal de Informação Alimentar), cujo “principal objectivo é operacionalizar a rede portuguesa sobre composição de alimentos junto da produção e distribuição alimentar”, explica a GS1 em comunicado.

“Em Portugal assiste-se ainda a um défice de educação alimentar dos consumidores o qual exige uma contínua aposta na criação e no desenvolvimento de políticas de regulação, educação e formação”, disse José Manuel Pizarro, secretário de Estado da Saúde, na cerimónia de apresentação do projecto que teve lugar na Alimentaria Lisboa.

Luís Barreiros, responsável do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura, acrescentou: “a regulamentação alimentar é cada vez mais complexa exigindo um controlo integrado mais rigoroso. Controlo este que só é possível através do recurso a sistemas de informação adequados, onde a qualidade dos dados e da respectiva inserção é um aspecto fundamental. A Plataforma G.R. I. A. será facilitadora neste papel de promoção da eficácia”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *