Distribuição

Tesco polaca aposta nas marcas discount com êxito

Por a 23 de Abril de 2009 as 2:00

tesco.jpgAs linhas de discount da Tesco têm sido um êxito desde a sua introdução no mês passado. Quem o diz é Ryszard Tomaszewski, CEO da Tesco na Polónia, numa entrevista à The Times.

“O mercado polaco é muito competitivo. Existem mais de duas mil lojas de discount e há dois ou três anos, já havia noticiado que me estavam a ‘roubar’ vendas. Então tive que reflectir sobre as suas forças e como é que as podia abordar”, disse Ryszard Tomaszewski. “Eles têm três pontos fortes: gamas simples, com cerca de mil produtos, com uma cadeia de abastecimento simples. Em segundo, eram muito bons na percepção dos preços. Em terceiro, desenvolveram fortemente os seus produtos de marca, com uma relação qualidade preço muito boa”, assumiu.

Para responder à forte ameaça discount na Polónia, a Tesco baixou os preços das suas marcas entre 15 a 20%, mas apenas nalgumas áreas. “O objectivo é que os meus preços, face aos da concorrência, fossem 10% mais baixos em pelo menos metade das suas linhas que melhor vendem. Custou bastante dinheiro, mas em 250 lojas alcançámos um aumento entre os 30 e os 40% de volume de negócios”, diz o responsável, rematando: “em três meses peguei na maior arma dos discounters e tornei uma desvantagem numa vantagem”. Quarenta marcas da gama Discounter, que já estão no reino Unido desde o Outono, foram introduzidas na Polónia em Março.

Outra vantagem apontada por Ryszard Tomaszewski foi o facto da Tesco ter conseguido captar um grande número de consumidores polacos que regressaram a casa após viverem e trabalharem no Reino Unido.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *