Negócio digital soma e segue
Nos últimos três meses do ano passado, 82% dos sites de vendas online que participaram no Barómetro da ACEP (Associação do comércio electrónico em Portugal)/Netsonda registaram aumentos nas vendas face a igual período de 2007.
Mais de metade das empresas registou um aumento de 50% no número de clientes e um quarto das lojas indicou mesmo um crescimento superior.
Electrónica, incluindo telemóveis, produtos de informática, DVD e vídeos, jogos e consolas, livros e revistas e ainda alimentação e tabaco, constituem as categorias que se destacam na liderança de vendas dos sites de e-commerce.
“Os índices de crescimento registados não apenas no volume de clientes, de transacções, mas também nos investimentos realizados pelas entidades que se dedicam ao negócio digital, e a sua predisposição para manterem este ritmo, são bem reveladores da importância crescente que o comércio electrónico está a ter no País”, assegura Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEP.
Um total de 40,7% dos inquiridos afirma ainda ter aumentado o investimento no negócio digital. Por isso, o futuro é optimista. 43,5% dos inquiridos está convencido que o ritmo de vendas vai acelerar.