FMCG Vinhos

Favaios estuda fusão com adegas de Alijó e Pegarinhos

Por a 17 de Abril de 2009 as 2:00

favaios-1989-caixa.JPGA Adega Cooperativa de Favaios anunciou a intenção de fundir a actividade com duas adegas do concelho de Alijó (Alijó e Pegarinhos).

A empresa integrou recentemente o projecto A9, que reúne nove adegas do País com o objectivo ambicioso de traçar uma estratégia de internacionalização comum.

“Estamos interessados nessa união. Mas são passos que têm que ser dados devagar e com muito cuidado. Estamos abertos e em fase de negociações para que essa união possa existir com Alijó e Pegarinhos”, afirmou Luís Barros, director da cooperativa, em declarações à Agência Lusa.

Beneficiar de economias de escala, sobretudo no que diz respeito às encomendas de garrafas, rolhas ou rótulos, constituem as principais vantagens desta concentração, segundo Luís Barros. “Com maior volume, podemos obter melhores preços nesses produtos”.

Além de que a fusão é mais uma ajuda para vencer a crise que “se instalou um pouco por todos os sectores de actividade e, muito particularmente, na vitivinicultura”, como lembrou Artur Cascarejo, edil de Alijó.

O projecto A9, lançado em Novembro, integra as adegas cooperativas de Arruda dos Vinhos, Almeirim, Pegões, Caves de Santa Marta, Caves Vale do Rodo, Favaios, Udaca, Vercoope e Soadegas.

É responsável por 15% da produção de vinho em Portugal e uma média anual de volume de negócios de 86,5 milhões de euros, dos quais 13 milhões resultam de exportações.

A produção anual ronda os 110 milhões de litros numa área de vinha com cerca de 22 mil hectares. Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *