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Crise pode adiar ou mesmo cancelar abertura de centros comerciais

Por a 9 de Abril de 2009 as 2:00

centros_comerciais.jpgSe as perspectivas económicas continuarem a deteriorar-se, em 2010 “uma parte importante dos projectos” (um total de 11,3 milhões de metros quadrados) de centros comerciais delineados para a Europa, planeados para o pipeline, “podem ser adiados”, alerta o novo relatório da Jones Lang LaSalle ‘Shopping Centre Development – Boom or Bust?’.

“As correcções do pipeline de promoção irão registar-se principalmente nos mercados que cresceram significativamente nos últimos três anos, nomeadamente Turquia e Rússia”. Contudo, é também claro que as principais oportunidades para os promotores e investidores continuam a existir em todo o continente devido à enorme diversidade de stock por habitante.

“A tendência que se verifica na Europa coincide com a realidade portuguesa. Desde o final do ano passado, a Jones Lang LaSalle identificou mais de uma dezena de projectos, num total de cerca de 330.000 m², com licença comercial, mas cujos promotores desistiram do investimento ou manifestaram interesse em adiar a inauguração”, sublinha Manuel Puig, director-geral da Jones Lang LaSalle Portugal.

“Ao longo de 2009, acreditamos que irá continuar a assistir-se ao desinvestimento em alguns projectos que já obtiveram licença, mas que devido às dificuldades sentidas na comercialização e no financiamento poderão não se concretizar ou ver a sua inauguração adiada”.

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