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Mercadona instala leitor de código de barras tridimensional

Por a 10 de Março de 2009 as 2:00

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As filas de espera nas caixas dos hiper e supermercados constituem, segundo dados estatísticos, um dos momentos em que os consumidores têm a sensação de tempo perdido, não transmitindo uma boa imagem para o comprador, nem para a loja.

Embora a utilização dos códigos de barras tenha constituído um avanço para os tempos de espera nas caixas e as operadoras de caixa tenham desenvolvido quase um instinto natural para saber a localização do código de cada produto, são várias as ocasiões em que é necessário passar diversas vezes o artigo pelo leitor para que este assuma o preço de determinada compra.

A Mercadona introduziu, recentemente, a utilização de um novo código de barras que, segundo a imprensa espanhola, “é capaz de ler o DNA impresso de cada produto”. Ou seja, trata-se de um novo scanner capaz de ler a sequência de barras negras e brancas, independentemente da posição do produto. Desta maneira, não é necessário localizar o código no fundo de cada produto ou na lateral de uma embalagem. Basta passar por cima do tradicional leitor laser e um complexo sistema de espelhos permite a leitura sem ser necessário dar voltas ao produto. A única limitação, segundo a imprensa espanhola que já utilizou este novo sistema, são as embalagens de maior dimensão.

Este novo sistema, apesar de novo, está a ser testado nas lojas da cadeia espanhola, desde 2007, mas somente desde o final de 2008 que está a ser colocado em todas as novas aberturas de lojas da Mercadona. A intenção do retalhista espanhol passa por equipar todas as lojas com esta nova tecnologia até 2010, sendo que actualmente, somente 1.212 lojas possuem este novo tipo de leitor.

De acordo com os especialistas, podia pensar-se que esta nova tecnologia não acrescenta nada de novo à operação normal de uma loja, seja hiper ou supermercado, mas o facto é que, segundo alguns cálculos efectuados pela companhia, este novo sistema permite poupar cerca de 30% no tempo de espera nas caixas.

“Os benefícios desta nova solução passa, também, pelo próprio posto de trabalho, já que melhora em vários sentido, tanto os movimentos que a pessoa realiza na caixa, como o próprio ambiente que se gera, tornando a experiência de compra mais agradável”, explicou fonte da Mercadona ao jornal El Mundo.

O investimento efectuado pela Mercadona nesta nova solução ascende, até agora, aos dois milhões de euros, embora este valor aumento à medida que o retalhista vá instalando os leitores em todas as lojas.

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