Não Alimentar

Oferta de centros comerciais cresce 10% em 2008

Por a 25 de Fevereiro de 2009 as 2:00

Centros comerciais à frente nas compras de NatalEm 2008, a oferta total de conjuntos comerciais ultrapassou os três milhões de metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável), mais 10% face ao ano anterior, revela o estudo Marketbeat Primavera 2009, da Cushman & Wakefield.

O mercado nacional recebeu 13 novos projectos, na sua grande maioria centros comerciais, sobretudo nas zonas do Grande Porto e Centro, que apresentaram taxas de crescimento superiores a 20% e concentram mais de 80% da nova oferta.

A ABL proposta até 2011 alcança 1,5 milhões de m2, com as regiões da Grande Lisboa e Sul a concentrarem 51% das intenções.

“No entanto, face ao actual contexto económico, é nossa convicção que muitos destes projectos não irão avançar, não só pela selecção natural decorrente de um mercado maduro, como também pelas dificuldades colocadas aos promotores aquando da obtenção de financiamento. Muito embora cerca de 82% da ABL proposta esteja licenciada, actualmente apenas 500.000 m2 de ABL estão em construção”, lê-se no relatório.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *