Henkel regista prejuízo de 35 milhões com medida da Mercadona
A decisão de Juan Roig, presidente e fundador da cadeia retalhista espanhola Mercadona, de retirar cerca de um milhar de referências da sua rede de lojas, constituída por 200 supermercados, já implicou percas de facturação entre 10 e 35%, dependendo dos casos, segundo avançaram os principais fabricantes afectados pela medida à imprensa espanhola.
A Henkel, por exemplo, que se viu obrigada a retirar 20 referências das lojas do grupo valenciano, registou uma descida de 50% na facturação, menos 35 milhões de euros. Danone, Sara Lee, Reckitt Benckiser e Procter&Gamble estimam uma redução no volume de vendas próxima dos 30 milhões de euros.
Os fabricantes nacionais espanhóis também registam prejuízos avultados. Fontvella, Gallina Blanca, Pastas Gallo e Nutrexpa deixaram de facturar entre 5 a 10 milhões de euros.
Também a cadeia de supermercados belga, a Delhaize, retirou este ano cerca de 300 referências da Unilever, com argumentos muito semelhantes aos da Mercadona.
A Mercadona assegura ter descido o preço médio do cabaz de compra em 10% com a medida.