Apenas um terço dos europeus compra online
O Parlamento Europeu (PE) quer reforçar a vigilância e segurança do eCommerce.
A crise que se vive nos quatro cantos do Mundo revela-se uma oportunidade para dinamizar o comércio electrónico. Comprar sem sair de casa reduz custos de deslocação, optimiza o tempo dispendido na loja, além de permitir fazer compras mais racionais, já que os consumidores não estão sujeitos ao marketing no ponto de venda.
“Mais de metade dos cidadãos europeus e cerca de 1,5 bilião de pessoas em todo o mundo têm acesso à Internet, números que evidenciam a importância do eCommerce. Contudo, apenas um terço dos europeus realiza compras online e apenas 30 milhões o faz fora das fronteiras europeias”, sublinha Maria Luiza Carreira, CEO da GS1 Portugal-Codipor, com base em dados do PE.
A baixa adesão “reflecte a falta de confiança no sistema, nomeadamente no que se refere à forma de pagamento. Sendo esta falta de confiança o maior risco para o futuro do eCommerce”.
O PE aconselhou a adopção de mecanismos e estratégias de negócio que minimizem, e anulem, quaisquer riscos nas trocas comerciais.