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Vendas da Cortiçeira Amorim crescem 3,2%, apesar da crise

Por a 18 de Fevereiro de 2009 as 2:00

AmorimA Cortiçeira Amorim alcançou vendas consolidadas de 468 milhões de euros em 2008, mais 3,2% face a 2007. O crescimento é “praticamente coincidente com o efeito da entrada de novas empresas no perímetro de consolidação (Oller, Llosent e Cortex)”, explica a empresa em comunicado.

O ano passado revelou-se uma verdadeira dor de cabeça para a líder mundial da cortiça, já que a performance registou variações rápidas “de meses fracos para meses recorde em vendas”.

Até ao final de Setembro, os resultados da empresa foram afectados “moderadamente” pela desvalorização das principais moedas de exportação (que representa 90% das vendas da Corticeira), sobretudo o USD, e a resistência dos clientes, sobretudo norte-americanos a aumentos de preço do produto final.

No último trimestre, explica o documento, o cenário agravou-se com a “fortíssima travagem registada na economia dita real. Sectores como a construção civil e a indústria automóvel registaram quedas abruptas nas encomendas”.

A UN Rolhas beneficiou da “entrada de novas empresas no perímetro de consolidação”. As vendas cresceram 6,3%. A performance no mercado francês e de Leste contribuiu em força para o resultado.

As vendas da UN Revestimentos, por sua vez, cresceram 5,6% e as da UN Isolamento alcançaram uma subida de 10,6%. Quanto à UN Matérias-Primas, essa, desceu as vendas em 3%.

O EBIT (resultado operacional) atingiu 25,5 milhões de euros, menos 31% face a 2007, e o EBITDA (cash flow operacional) registou 48,3 milhões, menos 18,5%.

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