Distribuição

Vendas do retalho britânico subiram 1% em Janeiro

Por a 13 de Fevereiro de 2009 as 2:00

retalho

As vendas like-for-like no retalho britânico aumentaram 1,1% no mês de Janeiro, correspondendo ao maior aumento desde Maio de 2008, revelam os dados do Retail Monitor do BRC-KPMG, admitindo, contudo, que as perspectivas continuam incertas.

De acordo com os dados das duas entidades, as vendas de produtos alimentares registaram um crescimento de 5,1%, numa base like-for-like, enquanto as vendas de produtos não alimentares desceram 1,6%.

As vendas tiveram nas “fortes campanhas de promoção” o seu foco principal, refere o BRC, com as promoções no vestuário, calçado, produtos para o lar e artigos de beleza a ficarem abaixo das efectuadas em 2008.

Os dados do BRC-KPMG concluem ainda que o mês de Janeiro começou bem, mas esse crescimento foi-se desvanecendo para o final do primeiro mês do ano de 2009, chegando aos últimos dias já com uma performance negativa.

Stephen Robertson, director geral do BRC, referiu ao Retail Week que “estes resultados positivos surpreendentes dão lugar a optimismo”. O responsável refere, contudo, que “o fundamental não mudou. O medo pela perda do emprego mantém-se e a confiança do consumidor está num recorde negativo. Falta saber se a performance de Janeiro será mantida ou se se tratou somente de um mês excepcional”.

Do lado da KPMG, Helen Dickinson, head of retail, revelou que “depois de sete meses de queda nas vendas global do retalho, esta performance parece-nos uma melhoria, mas estes número não significam que a confiança voltou”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *