Distribuição

Famílias espanholas gastaram 4.470 euros em produtos de grande consumo em 2008

Por a 13 de Fevereiro de 2009 as 2:00

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Cada família espanhola gastou 4.470 euros durante o ano de 2008 em produtos de grande consumo (alimentos frescos, alimentos enlatados, bebidas, produtos de limpeza para o lar e higiene e cosmética), correspondendo a um aumento de 1,7% face a 2007, conclui o último relatório da consultora TNS.

De acordo com os números do relatório da TNS, quase metade deste gasto foi destinado aos produtos frescos (48%), enquanto quatro em cada dez euros (40%) foram para produtos de alimentação enlatada e bebidas, 8% destinaram-se a perfumaria e 4% à compra de produtos de drogaria.

Por produtos, destaque para o gasto em alimentação enlatada e bebidas, tendo crescido 5,9% face a 2007, apesar da crise económica, mas também reflexo do aumento notável das compras registado durante o mês de Dezembro do ano transacto que favoreceu o final do ano ao diluir o impacto da conjuntura no sector entre o final de 2007 e os primeiros meses de 2008.

Apesar do aumento do preço das matérias-primas e de alguns produtos derivados, é neste sector onde se encontram alguns dos produtos com maior dinamismo nas vendas, já que categorias como o frango assado, bases de pizzas, tartes preparadas e pastelaria cresceram acima dos 20%, em volume. Entre as bebidas, destaque para o crescimento das infusões (+14%), sumos citrinos sem gás (+13%) e bebidas energéticas (+6%).

Do outro lado, os produtos de drogaria e perfumaria foram as categorias que menos cresceram, muito devido ao aumento de opções de compra que o consumidor possui. “Há consumidores que prescindiram de algumas compras deste tipo de produtos ou intervalaram mais a sua compra”, salienta o relatório da TNS.

Assim, o sector da drogaria cresceu 2,4%, em valor, mas não conseguiu crescer em volume (-0,1%), enquanto a perfumaria manteve-se estável em comparação com 2007, com um crescimento de 0,1%, em valor, e uma descida de 0,4%, em volume, o que explica a perda de compradores nalgumas categorias e alargamento da vida útil dos produtos nos lares.

As compras no sector têxtil, por sua vez, alcançaram um valor semelhante ao de 2007, ao recuperar no segundo semestre de 2008, terminando o ano com uma ligeira quebra de 0,9%.

Já as marcas da distribuição recebeu mais atenções por parte dos consumidores espanhóis durante o ano de 2008, aumentando a sua quota em quase 3% face a 2007, ascendendo no final do exercício passado a 32,5% do total dos gastos efectuados pelos lares em alimentação, bebidas e drogaria no país vizinho.

Com base nestes dados, a TNS refere que o sector da distribuição moderna, em Espanha, cresceu 3,9%, em valor, apesar da crise económica que o país de Zapatero atravessa.

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