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Eroski prevê encerramento de supermercados

Por a 3 de Fevereiro de 2009 as 2:00

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A Eroski, um dos maiores retalhista espanhol, está a ultimar um plano de gestão para 2009, no qual pretende reduzir os custos financeiros e operativos para compensar a “importante” queda nas vendas registadas no último exercício e que, entre outros pontos, prevê um corte no custo com pessoal com o encerramento de lojas, revelaram fontes sindicais ao Europa Press.

O comité Intercentros terá sido informada na semana passada que a situação económica da empresa não será das mais positivas, tendo em conta o aumento dos gastos e a redução das vendas. Segunda esta fonte, a quebra no consumo, especialmente a partir do Verão passado, desfez todas as previsões de resultados do grupo espanhol depois da Eroski ter adquirido a Caprabo, investimento que esperava recuperar num prazo de cinco anos.

Além disso, refere a imprensa espanhola, a evolução do grupo é mais negativo precisamente nas regiões onde as lojas Caprabo integraram a rede Eroski.

O grupo espanhol refere que em meados de Fevereiro terá elaborado um plano de gestão para reduzir custos financeiros e operativos, embora não avance o número concreto de lojas que encerrará, nem que repercussões o plano terá nos recursos humanos.

Um porta-voz da Eroski referiu ao Europa Press que “esta é uma prática corrente, dado que a rede de lojas não é inalterável, mas sim flexível, com novas aberturas, encerramentos, reformulações, ampliações e alterações de insígnia”.

De referir que o grupo Eroski dispõe de uma rede de 1.029 supermercados Eroski/Center, Caprabo e Eroski/City, aos que soma 116 hipermercados, 274 agências de viagens, 53 gasolineiras, 44 lojas de desporto Forum Sport e 300 perfumarias IF, entre outras.

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