Minipreço lidera abertura de novas lojas
Entre as maiores empresas retalhistas, o Minipreço, insígnia do universo Carrefour que opera no formato discount, destaca-se na primeira posição do ranking de investimento em abertura de novas lojas.
Até 2010, o plano de expansão dita a inauguração de 30 a 40 unidades comerciais por ano, um investimento médio entre 50 a 60 milhões de euros, anualmente, segundo o Diário de Notícias.
Os Mosqueteiros, por sua vez, ambicionam abrir mais lojas em 2009 do que no ano passado. O grupo francês estima inaugurar 20 lojas, contra as 13 que abriu em 2008. No total, detém 300 lojas em Portugal que operam em regime de franchising.
Quanto à cadeia E.Leclerc, essa, quer atingir um parque de 40 lojas no País, equivalente a 90.000 metros quadrados de área comercial. O objectivo é adquirir mais 70.000 metros quadrados. Actualmente, a cadeia tem 21 lojas.
A Auchan, por seu turno, vai investir 100 milhões de euros e estima a abertura de 13 supermercados Pão de Açúcar. Em 2009, vai inaugurar três espaços Jumbo, em Guimarães, Braga e Amadora.
Por último, a Jerónimo Martins que vai canalizar a maior parte do orçamento para a Polónia, onde pretende abrir 150 unidades. Em Portugal, estima aumentar a rede Pingo Doce em cinco a dez unidades. O investimento global está cifrado em 400 a 450 milhões de euros.