FMCG Marcas

Azeite atinge 50 mil toneladas na campanha 2008/2009

Por a 2 de Fevereiro de 2009 as 2:00

azeite-espanhol.jpgA produção de azeite vai aumentar na actual campanha (2008/2009 que termina em Fevereiro) para 50 mil toneladas, mais 10 mil toneladas face à quantidade obtida nos últimos anos, que resulta da plantação de novos olivais, disse Aníbal Martins, presidente da Fenazeite, em declarações à Lusa.

O preço deste produto caiu cerca de 30% no ano passado face ao período homólogo, graças à conjuntura de crise internacional. Como a crise não deverá estar “resolvida antes de 2010” prevê-se que esta tendência de quebra se mantenha até àquela data.

Além da crise, que levou à pressão de venda por parte dos lagares, as empresas distribuidoras, que compram azeite, “têm dificuldade na obtenção de crédito bancário, deixando de ter produto em stock”, revela Aníbal Martins.

Para agravar a situação, a produção mundial não vai aumentar e em alguns países prevê-se mesmo campanhas menos ricas em azeite.

O plantação de novos olivais foi superior a 30 mil hectares e aumentou sobretudo no Alentejo. Quando estas árvores estiverem em produção, a quantidade de azeite vai alcançar entre 80 a 90 mil toneladas, cifra que ditará a “auto-suficiência do País”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *