Pequenos domésticos sobrevivem à crise
O mercado nacional de produtos tecnológicos no quarto trimestre deste ano, segundo o GfK TEMAX, alcançou vendas de 811 milhões de euros, menos 14% face ao período homólogo de 2007.
Todos os sectores em análise (electrónica de consumo, fotografia, electrodomésticos, telecomunicações, tecnologias de informação e equipamento de escritório) apresentaram quedas, com excepção dos pequenos electrodomésticos, cujas vendas cresceram 2,9%.
“O mercado entrou em queda a partir do segundo trimestre de 2008. Os sectores de telecomunicações, tecnologias de informação, electrónica de consumo e fotografia sofreram quedas de dois dígitos com -31,5%, -16,9%, -11,5% e -10,8%”, respectivamente.
Os grandes electrodomésticos e o sector de equipamento de escritório apresentaram as descidas menos significativas, com variações de -7% e -8,3%, explica um comunicado da GFK.
“Analisando a variação homóloga do total do mercado podemos verificar que no acumulado do ano de Janeiro a Dezembro o mercado está em queda (-7%), com uma facturação acumulada de 2.829 mil milhões de Euros”, conclui o relatório da empresa de estudos de mercado.