Distribuição

Amanhã no Jornal Hipersuper – JM e Sonae entre os gigantes do retalho

Por a 29 de Janeiro de 2009 as 2:00

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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos o Global Powers of Retailing 2009, realizado pela Deloitte e Stores, ranking que dá a conhecer os 250 maiores retalhistas mundiais. No ranking liderado pela norte-americana Wal-Mart, destaque para a presença de dois grupos portugueses: Jerónimo Martins (JM) e Sonae Distribuição (SD).

O grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha ocupa a 116.ª posição, uma subida de 22 lugares, representando uma facturação total de 7,3 mil milhões de dólares (cerca de 5,5 mil milhões de euros), sendo que a operação retalhista da JM corresponde a 6,968 mil milhões de dólares, ou seja, 5,3 mil milhões de euros.

Já o grupo liderado por Nuno Jordão subiu oito lugares, ocupando neste ranking a 175.ª posiçã.o A facturação para o grupo que detém insígnias como Continente, Modelo, Worten, entre outros, ascende a 5,075 mil milhões de dólares (cerca de 3,8 mil milhões de euros), representando a operação retalhista 4,440 mil milhões de dólares, ou seja, 3,3 mil milhões de euros.

De referir que os 250 maiores retalhistas mundiais são responsáveis por uma facturação conjunta de3,62 triliões de dólares (cerca de 2,73 triliões de euros), correspondendo a uma subida de 11,4% face ao ranking de 2008.

Também na secção “Distribuição”, destaque para o projecto da Wipro e Creativesystems que uniram esforços para conceber o Grocer, um carrinho de compras inteligente e esteticamente semelhante aos tradicionais.

Para finalizar a secção, damos a conhecer outro projecto, neste caso entre a GS1 e a Creativesystems que, com o apoio do grupo Auchan, estão a desenvolver uma solução piloto para verificar a qualidade dos códigos de barras.

No “Alimentar”, e com a crescente importância das questões e preocupações com a saúde, analisamos o mercado da Alimentação Saudável. Investir forte no ponto de venda e dinamizar os lineares dedicados à saúde são os principais conselhos de um estudo levado a cabo pela TNS que aponta a prevenção como driver de consumo.

Ainda no “Alimentar”, a TNS analisa o mercado das sopas. A categoria “Sopas Pó & Líquidas” apresentou em 2008 – até ao mês de Outubro – um crescimento em valor de 8,3% e em volume de 4,3%.

No “Não Alimentar”, damos a conhecer a nova estratégia da Insyncro, ex-Construtora da Ferraria. Novo visual e novo nome visam duplicar a facturação até 2011. A nova designação chega de mãos dadas com o reforço da internacionalização.

Também no “Não Alimentar”, destaque para as conclusões de um estudo realizado pela consultora imobiliária global DTZ, em parceria com o British Council of Shopping Centres (BCSC) e Business in the Community (BITC). Nele, a DTZ revela que a regeneração das cidades pelo retalho é um importante mecanismo para revitalizar as comunidades ao oferecer emprego, promover crescimento económico e criar espaços atractivos para trazer pessoas para determinadas áreas.

Em “Tec&Log” e após visita à Wincor World 2009, ficámos a conhecer a nova estratégia da empresa alemão. Poupar tempo ao comprador e dinheiro aos retalhistas foram as palavras-chave de ordem deixadas na feira realizada em solo germânico na cidade de Paderborn. Na visita à Wincor World, percebemos as grandes tendências: sistemas de self-checkout e self-scanning, soluções de mobilidade e gestão de dinheiro no ponto de venda.

Isto na mesma altura em que, em Portugal, a Wincor Nixdorf lançava o TPiSHOP, uma solução de compra móvel para os operadores de retalho.

No “Profissionalmente Pessoal”, o convidado é: António Reffóios, Administrador-delegado da Nestlé Portugal.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Prevenir em tempo de crise”, de Paulo Borges (Checkpoint); “A linguagem que vende”, de Catarina Gouveia (Michael Page); “Por que apostar no Shooper Marketing”, de Nisha Dinesh e Pedro Vieira (Volume); “De costas viradas na aldeia global”, de Carlos Leitão (Sony); “A origem das mercadorias vs as indicações de lugar ou de proveniência”, de José Rijo (Rangel); “Maximizar a capacidade das pessoas durante a pressão económica”, de Carlos Mendes (ADT); e “A relação laboral”, de Nancy Almeida (Hays).

Boas leituras!

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