Distribuição

Leclerc admite equilibro entre MDD´s e marcas de fabricante

Por a 28 de Janeiro de 2009 as 2:00

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Em entrevista ao jornal Le Monde e comentando a actual conjuntura de crise económica no sector do retalho francês, Michel Edouard Leclerc, presidente do grupo E.Leclerc, admitiu que os preços dos FMCG deverão baixar 2% em 2009.

O responsável pelo grupo retalhista tinha revelado, em Novembro de 2008, que os fornecedores tinham proposto aumento médio de preços a rondar os 6%, apesar da quebra dos preços das matérias-primas. Contudo, Leclerc admitiu que os preços destes produtos possa vir a registar um queda de 2 a 3% este ano. Mobiliário, brinquedos e jogos não deverão, na opinião deste responsável, aumentar mais do que 1,5%, enquanto produtos de media e os têxteis deverão baixar em média 2%.

No outro lado, produtos como frutas e legumes devem continuar a subir os preços, tal como os produtos à base de papel e perfumes, mas globalmente as lojas Leclerc deverão manter a inflação abaixo do 1% em 2009.

Michel Edouard Leclerc admitiu ainda que os fabricantes multinacionais devem baixar os preços, em consonância com a quebra do volume de vendas a favor das marcas da distribuição. O objectivo dos fabricantes deverá passar por ver os seus produtos nos carrinhos de compras dos consumidores e este ano deverá registar-se um equilíbrio em termos de vendas entre as marcas de fabricante e marcas próprias. Leclerc acredita mesmo que a quantidade de marcas próprias nos lineares das grandes superfícies atingiu o limite, avançando que nas lojas Leclerc atingem cerca de 30% de penetração.

Leclerc adiantou ainda que no ano de 2009 deverá verificar-se uma tendência a favor das cadeias de retalho independentes, nomeadamente Leclerc, Intermarché e Systeme U, aproveitando a ocasião para revelar que o Leclerc lançará, ainda em 2009, um site e-commerce, projecto que será desenvolvido loja a loja e não de forma global, estando já em funcionamento um serviço piloto na cidade de Toulouse.

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