Distribuição

Confirmada recessão britânica

Por a 27 de Janeiro de 2009 as 2:00

retalho_mundial.jpg

Ao mesmo tempo que o Reino Unido entrou oficialmente em recessão, os últimos números apresentados pelo British Retail Consortium (BRC) mostram as dificuldades por passou o retalho britânico em Dezembro.

Os dados do Office for National Statistics (nos) revelam que o valor de vendas global caiu 0,8% comparado com o mês de Dezembro de 2007, contrastando com a quebra de 1,4% divulgada pelo Retail Sales Monitor da BRC na semana passada.

Após vários meses de fortes crescimentos inesperados, os números oficiais das vendas do retalho britânico mostram que são os retalhistas não alimentares ou especializados que mais sofreram neste período natalício, ao mesmo tempo que as vendas no alimentar não foram afectadas de forma tão significativa por causa dos descontos efectuados. Em contraponto, as vendas online registaram um forte crescimento no Natal.

Stephen Robertson, director-geral do British Retail Consortium, referiu que “os dados oficiais dão-nos agora um quadro mais realístico de como difíceis estão as condições para consumidores e retalhistas”.

“Um Natal pobre para o retalho em geral esconde o contraste entre sectores. Um dramático declínio das vendas, descontos que esmagam quaisquer margens e aumento de custos bateram à porta dos retalhistas não alimentares, causando grandes dificuldades nos negócios e destruindo alguns empregos”, admitiu o responsável.

Robertson adiantou ainda que “os nossos próprios resultados mostraram à maioria das pessoas que entrámos em recessão há já algum tempo e o comportamento dos consumidores demonstra-o. Com os consumidores a gastarem de forma defensiva, ao mesmo tempo que temem pelos seus empregos, a confirmação da recessão poderá piorar ainda mais a confiança”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *