Distribuição

Produção e distribuição de mãos dadas

Por a 23 de Janeiro de 2009 as 5:15

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O Programa de Marketing e Inovação para a Distribuição e Retalho da Universidade Católica começa em Fevereiro. Conheça as principais novidades da terceira edição do curso para profissionais.

O Programa de Marketing e Inovação para a Distribuição e Retalho (MIR), da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, tem início agendado para Fevereiro.

A terceira edição do curso sofreu duas alterações significativas. A primeira prende-se com a introdução do módulo de negociação. “Participam no curso, profissionais das áreas de distribuição, marketing, gestão de produto, entre outros. Entidades essas que na vida profissional estão sempre em negociação. Ou seja, há duas partes interessadas: quem produz e quem comercializa”, explicou ao Hipersuper, Pedro Pereira da Silva, coordenador do programa.

Além disso, “convidámos um dos maiores especialistas do País em ‘marca'”, Carlos Coelho, que vai leccionar o módulo Retail Attraction. O fundador e presidente da Ivity Brand Corp, consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas, “vai falar sobre a atractividade do ponto de venda e explicar de que forma as marcas podem influenciar a decisão de compra na loja”.

Por se destinar a profissionais, o MIR é um programa “operacional, com uma abordagem prática”. O corpo docente é constituído por especialistas com provas dadas nas matérias que leccionam.

Duas visões
A mais-valia do curso é “oferecer a visão da distribuição e da produção, há uma partilha de experiências muito enriquecedora, focar-se no ponto de venda e promover técnicas que permitem a determinado produto ser bem sucedido em qualquer loja”.

No primeiro módulo, leccionado por Pedro Pereira da Silva, será traçado o retrato do consumidor dos nossos dias. “Actualmente, os consumidores, mais informados, sabem que têm a possibilidade de exigir mais por menos. E isto é válido tanto para as pessoas com menos recursos como para os consumidores com maior disponibilidade. Procuram grandes oportunidades: produtos de grande valor a baixo custo. E há cada vez mais informação para saber onde estão essas oportunidades”.

A partir daí, “é desenvolvida uma metodologia, apoiada em trabalhos de grupo, que percorre a cadeia: desde a concepção do produto ou serviço até ao ponto de venda. Além disso, os participantes são apoiados por uma equipa de designers industriais que ajudam a conceber o produto final”. Visualizar graficamente o produto ou serviço que planeiam lançar no mercado é outras das grandes vantagens do MIR.

No final, são apresentados dois casos nacionais de sucesso (Renova e Sonaecom), mas antes disso uma sessão de apresentação e discussão dos projectos marca os trabalhos.

O MIR custa 3.500 euros, montante que inclui o material pedagógico, coffee-breaks, lugar no parque de estacionamento e o jantar de encerramento. O programa tem duração de 80,5 horas e o horário é compatível com a actividade profissional.

Quem deve frequentar

  • Directores e assistentes de marketing
  • Directores comerciais
  • Responsáveis inovação
  • Gestores de produto
  • Design managers
  • Gestores comerciais
  • Gestores de canais de distribuição
  • Gestores de logística
  • Gestores de categoria
  • Gestores de merchandising
  • Gestores de ponto de venda
  • Gestores de vendas

Programa

  • O novo consumidor e o desafio da criação de valor
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • A eficácia do marketing mix
  • Brand management
  • Comunicação: mix, estratégias e ferramentas fundamentais
  • Retail attrAction
  • Distribuição
  • Gestão dos canais e de equipas comerciais
  • Estratégia de retalho e gestão de categorias
  • Negociação
  • Preço: estratégias e tácticas para criar valor
  • Customer Relationship Management
  • Gestão da relação e satisfação do cliente
  • Retail Stars
  • Business cases

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